Aprendendo com os erros de Previsões Esportivas

E o Fluminense foi campeão. O time que, pelo seu Pèladan, eu via com menos possibilidades de ser o vencedor deste campeonato brasileiro. Com Temperança na Casa 1 (acompanhado do 8 de Espadas), com Julgamento e 4 de Copas na Casa 2 e com ***TORRE*** na Casa 4!!!
Veja o Pèladan do Flu:
Casa 1: temperança / 8 de espadas
Casa 2: julgamento / 4 de copas
Casa 3: estrela / pajem de ouros
Casa 4: torre / 9 de copas
Casa 5: justiça / 8 de espadas
Parece que A Torre – a priori – não quer dizer uma recusa ao que se pretende alcançar. Um impedimento. Porque na outra previsão esportiva, o de quem seria o Campeão da Fórmula 1, A Torre estava lá presente para um dos pilotos. Justo o vencedor: Sebastian Vettel. 
Veja o Pèladan do Vettel:
Casa 1: diabo / 3 de espadas
Casa 2: louco / 9 de copas
Casa 3: torre / 6 de ouros
Casa 4: pendurado / 9 de paus
Casa 5: mago / 5 de copas
O que importa não é encontrar Arcanos considerados ruins/negativos para se realizar uma conquista (como Pendurado, Temperança, Torre). É importante ver o todo e, principalmente, a SITUAÇÃO da jornada de cada time, de cada piloto, de cada participante.
Porque A Torre mostra a possibilidade de uma superação após uma crise. E uma libertação surpreendente dos problemas. Foi o que ocorreu com o Flu, quando faltavam três rodadas para o campeonato brasileiro terminar, perdeu a liderança para o Corinthians. E todos diziam que o timão não iria mais perder pontos, que o Corinthias seria o campeão. E lá foi o Flu se recuperar de forma surpreendente e retomar a liderança, quando Corinthians empatou com o Vitória. 
E o Vettel? Foi o piloto mais jovem a ser campeão da Fórmula 1, já surpreendendo (Torre) a partir daí. Depois desbancou o favoritismo de Alonso e de Mark Webber na última prova, conquistando o campeonato, chocando (Torre) a todos. 
Então, o primeiro aprendizado nas previsões públicas é: ao ver Torre – principalmente nas Casas 3 e 4 do Pèladan – não encarar como uma impossibilidade a priori de se conquistar o que foi perguntado. 
O segundo aprendizado é: ver se o obstáculo representado pela Casa 2 do Pèladan pode ser superado por Arcanos nas Casas 3 e 4 com esse potencial de superação. Como no caso do Flu. Ele precisava superar o obstáculo (Casa 2) de se recuperar/renascer/redespertar (Julgamento) no campeonato e segurar esse nível de satisfação conquistado (4 de Copas). 
Nas Casas 3 e 4, isso era visível. Porque ele, no decorrer das últimas rodadas (Casa 3), procurou se reconstruir com esperanças no futuro (Estrela), já criando condições efetivas (Pajem de Ouros) nesse sentido. E chegou ao final do campeonato (Casa 4) se libertando desses impedimentos (Torre) com festividade, gratidão, alívio e satisfação (9 de Copas).
O terceiro aprendizado: não se impressionar com uma Casa 3 e Casa 4 realizadoras, tal como fiz com o Botafogo. Porque a Casa 2 dele estava muito ruim. O obstáculo era grande demais. E tem aquela história: parece que quando há Justiça e Julgamento na Casa 1 do Pèladan, é bem provável que não se realize/conquiste o que foi perguntado. Foi o que ocorreu tanto com Botafogo quanto com Cruzeiro. Vamos ver se realmente faz sentido essa percepçao que vem se mostrando dotada de sentido, de veracidade. 
O quarto aprendizado: não se impressionar com uma Casa 4 realizadora, como no caso do Botafogo, com Sol / 10 de Paus. Se fosse para ver se o time, o piloto, o competidor de uma previsão pública esportiva apenas com base na Casa 4, tiraríamos apenas um par de Arcanos (o da Casa 4), em vez de um conjunto de pares que nos mostram a questão de forma ampla e completa.
Eis alguns aprendizados para Previsões Públicas que levarei para as próximas que farei aqui no Blog. As previsões estão juntas neste link:
E PARABÉNSS ao Flu, aos tricolores cariocas!! Mereceram o título. Meu Cruzeiro foi vice. PARABÉNSS para os guerreiros azuis também!
Beijãozão nocês…
Yub
Be Sociable, Share!

About YubMiranda

Sou Astrólogo, Numerólogo e Tarólogo. Formado em Filosofia pela PUC/MG (1996-1999) Simbologista e pesquisador da Psicologia Analítica (psicologia junguiana).

13 comments on “Aprendendo com os erros de Previsões Esportivas

  1. Ei, Naty!! O Papa é bem bacana para leis, concursos, estudos e situações burocráticas, legais/judiciais. O 7 de Paus é o típico Arcano da Concorrência. Uma competição mais acirrada que a do 5 de Paus. Os obstáculos do 7 de Paus são superados a longo prazo; os do 5, a curto prazo.

    Então, com o par PAPA/7 DE PAUS, é bem provável que sua amiga seja aprovada sim. Só não creio que será logo no início de 2011, como em janeiro, por exemplo. Porque ainda haverá obstáculos a longo prazo (7 de paus) para ela ser chamada.

    Beijãozão nocê e MUITO OBRIGADO…
    Yub

  2. YUB, grata mais uma vez….

    vamos so esclarecer: o periodo da pergunta é ate março de 2011!!

    > A fonte, foi uma entrevista que o presidente da camara da prefeitura aqui deu para um jornal em outubro..Segundo ele a segunda chamada sera ate o final de janeiro de 2011…

    > Depois que eu conversei com ela e li seu comentario fiz uma tiragem objetiva:

    A ANA FLAVIA CONFORME MENCIONOU O PRESIDENTE DA CAMARA SERA CHAMADA MESMO ATE O FINAL DE JANEIRO DE 2011?
    RESPOSTA: PAPA + 7 PAUS

    O PAPA É FAVORAVEL A CONCURSOS NE E O 7 DE PAUS PODE SE REFERIR A VANTAGEM, OU SEJA DE TODA A LISTA QUE TEM DOS CONVOCADOS EU VEJO QUE ELA TEM CHANCES!!!! NE

    >lEMBRA DO PELLADAN, A CASA 3 DEU RODA + 9 PAUS….GOSTARIA DE FAZER UMA LIGAÇAO ENTRE ESSAS TIRAGENS…. jÁ QUE O 9 DE PAUS NAO É UM ARCANO TAO BOM NE…

    oK…..?

    Mais uma vez aguardo seu parecer querido, e que desde da O ARCANO 19 SOL, POSSA ILUMINAR TODOS OS SEUS CAMINHOS EM 2011…

    BJINHUS
    NATY

  3. Naty, minha Querida, estou em dúvida aqui; me ajuda a esclarecer.

    No primeiro comentário que fez sobre esse jogo da Ana Flavia, vc escreveu ISTO:

    “PERGUNTA: O CONCURSO QUE A ANA FLAVIA FEZ, TERA UMA NOVA CHAMADA ATE MEADOS DE MARÇO DE 2011?”

    Quando lhe pedi para tirar os Arcanos Menores para complementar os MAIORES desse jogo (pergunta acima), vc escreveu aqui em seu posterior comentário a seguinte PERGUNTA:

    “**PERGUNTA: MESMO NAO SENDO FORMAL E DE PRAXE (pois a maior probabilidade é de o governo chamar somente em julho/2011) A ANA FLAVIA SERA CHAMADA PELO GOVERNO ATE O FINAL DE MARÇO DE 2011, OU SEJA NO PRIMEIRO SEMESTRE?”

    Ou seja, você MUDOU a pergunta!!! E usou os mesmos Arcanos MAIORES para essa segunda pergunta, a qual é diferente da primeira. Concorda?

    Busque evitar fazer mais de uma pergunta numa mesma questão abordada ao Tarot, ok? Desmembre ao máximo e faça várias perguntas específicas, objetivas e temporais ao usar o Pèladan. Vc verá que o Tarot te mostrará com mais clareza a resposta para cada uma. 😉

    Então, como a notícia não é 100% oficial, pode ser simplesmente O MAGO dando o ar de sua graça: prometendo, gerando uma expectativa de que as coisas vão acontecer (no caso, chamar aprovados no primeiro semestre de 2011). E pode ser a Roda da Fortuna mostrando que as coisas vão mudar, que haverá essa alteração por parte do governo. Enquanto não for 100% oficial, eu ainda fico com minha interpretação inicial. Emborra esta tenha sido focada para a SEGUNDA PERGUNTA que vc fez, a qual é DIFERENTE DA PRIMEIRA. Então, confusões e mais confusões poderão se fazer presentes por conta de perguntas diferentes…

    Vai dando notícias, Naty! Vamos torcer para que seja oficial e que sua amiga seja chamada!

    Beijãozão nocê…
    Yub

  4. YUB, eu precisava voltar a te escrever tenho novidades….

    Segundo a Ana F, saiu uma nota quase que 100% oficial, que o concurso que ela esta esperando e a gente fez a previsao, chamara ate janeiro de 2011…..

    >>fiquei feliz por ela…..Agora, meu amigo, como interpretar o par RODA/9PAUS NA CASA 3? vamos pensar nisso?

    Na minha visao, ela esta sofrendo por antecipaçao….com muita expectativa e sofrimento….ate a convocacao…… Se recordarmos o jogo dela , a casa de resultados 4 é super favoravel ne?

    que vc acha?

    muito grata….

    naty

  5. Como a pergunta foi focada se a ANA FLAVIA será chamada até o fim de março de 2011, a resposta à pergunta dela é:

    NÃO SERÁ CHAMADA ATÉ O FIM DE MARÇO. E uma nova oportunidade de trabalho surgirá de repente, demandando dela autoconfiança e independência.

    Porque ela está muito ansiosa, mas fica apenas aspirando as coisas, sem tomar uma atitude efetiva, pois encontra-se passiva aguardando as oportunidades surgirem magicamente. E com medo de reabrir alguma ferida nesse campo profissional. Harmonizando alguns conflitos e divergências – internas e externas – no que tange à sua vida profissional, ela poderá conseguir uma bela oportunidade satisfatória de trabalho.

    Qualquer dúvida, Natalia, é só escrever.

    Beijãozão nocê…
    Yub

  6. Concordo com vc YUB, mas entao como podemos concluir a pergunta dela:

    a) CERTAMENTE, O GOVERNO NAO CHAMARA ATE O FINAL DE MARÇO.

    b) O GOVERNO CHAMARA NO PERIODO MAS NAO CHEGARA NA VEZ DELA AINDA.

    Pelo que entendi seria a alternativa a né?

    GRATA mais uma vez

  7. Vamos lá, Natalia! Na sua pergunta, eu identifiquei um erro. Vc colocou DOIS TEMPOS numa mesma pergunta, o que costuma gerar respostas confusas. Pois vc colocou ATÉ O FINAL DE MARÇO DE 2011 e logo em seguida colocou no PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011. Da próxima vez, escolha uma data/prazo limite para pergunta, ok?

    Então, vou considerar ATÉ O FINAL DE MARÇO DE 2011, tá bom?

    Casa 1> mago / 5 espadas: está propício de ocorrer nesta questão de sua amiga ser chamada até MARÇO DE 2011 (casa 1) muita especulação, muita promessa e muitas expectativas (Mago) para ela conseguir de qualquer maneira essa conquista (5 de espadas).

    Casa 2> estrela / 4 copas – o grande obstáculo para ela ser chamada (Casa 2) gira em torno de uma passividade acentuada (Estrela e 4 de Copas) provocada por uma expectativa de que o futuro será promissor (Estrela) e da reação de aguardar essa oportunidade chegar (4 de Copas).

    Casa 3 > roda/ 9 paus: ora parece que ela será chamada, ora parece que não. Quando parece que será chamada, algo súbito ocorre e não é chamada. Quando ela perceber que não será chamada, algo ocorre parecendo que será chamada até março. E esses altos e baixos acabam trazendo à tona uma antiga ferida em sua amiga e o medo de reabri-la.

    OBS.: ela já tentou VÁRIOS concursos e está meio que desesperada para ser chamada neste, Natalia? Porque o MAGO/5 DE ESPADAS mostra uma aspiração de dar um jeitinho (mago) de conseguir essa conquista de qualquer maneira (5 de espadas). E o 9 de Paus costuma revelar uma experiência semelhante do passado que é rememorada por uma situação atual, trazendo o medo de sofrer novamente.

    Chega ao final desse período (março de 2011) – Casa 4 – confiando que conquistará esta vaga e de que obterá esta vitória (sol-rainha paus).

    Casa 5 > temperança / As copas – ela busca se equilibrar para ter paciência de esperar o momento certo (Temperança) para esse novo projeto satisfatório (as de copas) de ser chamada.

    obs.: quando eu vejo RODA DA FORTUNA, TORRE, ESTRELA, JULGAMENTO na Casa 3, na grande maioria das vezes algo ocorre que impede a questão de ir adiante como se imaginava. Esse caminho muitas vezes se esvai e impede a realização do que foi perguntado. Nesse caso, encontramos a Casa 3 com a Roda da Fortuna. E temos Arcanos MUUUUUUUITO LENTOS na Casa do obstáculo (a casa 2).

    Então, não sei se ela será chamada não, viu. Creio que não. Mas uma nova oportunidade de trabalho poderá surgir pra ela, meio que de repente. E ela precisará confiar nela e ser mais independente nesta nova oportunidade de emprego.

    Beijãozão nocê…
    Yub

  8. YUB, boa ideia…mas nao foi como igual a primeira consulta com ela que estava presente…..Mas refiz o jogo somente com os arcanos menores e considerando os MAIORES….

    Casa 1> mago / 5 espadas
    Casa 2> estrela / 4 copas
    Casa 3 > roda/ 9 paus
    Casa 4> sol/ Rainha de paus
    Casa 5 > temperança / As copas

    **PERGUNTA: MESMO NAO SENDO FORMAL E DE PRAXE (pois a maior probabilidade é de o governo chamar somente em julho/2011) A ANA FLAVIA SERA CHAMADA PELO GOVERNO ATE O FINAL DE MARÇO DE 2011, OU SEJA NO PRIMEIRO SEMESTRE?

    na minha interpretação as cartas ” ruins” como 5 de espadas e 9 de paus, poderiam se referir a burocracia para que haja uma nova convocaçao ate março/2011. Ou seja, o governo estaria se ” organizando” pra chamadas posteriores… Eu tb percebo que ela sera chamada sim pelo par sol/Rainha de paus que indica a realizaçao dela nesse cargo…

    >>mas a grande duvida esta na casa 3!!!
    O par roda/ 9 paus, eu interpretei de duas maneiras:
    1) o governo quebrando as regras e tendo uma nova chamada em março de 2011 (A RODA ARCANO MAIOR SE SOBRESSAI SOBRE O MAIOR, pensei assim!)
    ou 2) o governo tendo dificuldades pra que isso ocorra naquele periodo…

    * mas pelo conjunto do jogo fico com a segunda opcao….

    >>YUB, aguardo seu parecer entao assim aprendo mais….Ainda nao sei fazer interpretaçoes ricas e detalhadas como a sua mas gosto de ler bastante e aprender com a teoria e a pratica……

    muito grata e 1 abç

  9. Bacana, Natalia! Obrigado por ter respondido minhas perguntas.

    No caso desse outro jogo, de sua amiga ANA FLAVIA, que tal vc tirar um Arcano Menor para cada ARcano Maior já retirado? E depois postar aqui.

    Claro que, ao tirar um ARcano Menor para cada CAsa, o qual se unirá ao Maior que já aí está, lembre-se de se focar na pergunta feita e nos significados de cada Casa, ok?

    Depois vc compartilha o jogo completo aqui pra gente. Aí eu darei a minha opinião, após vc escrever a sua quando nos informar quais os Arcanos MENORES desse jogo, ok?

    Beijãozão nocê…
    Yub

  10. YUB, MUITO GRATA PELA SUA AULA.. APRENDI MUITO….

    ** joguei o Tarot pra ele apos a classificacao final, ate o momento chamaram 11 candidatos, a previsao é que chamem 15 e ele esta na 14 colocacao…!!!

    **sim é em outra cidade sim, mas nao muito longe cerca de uns 100 km apenas….

    ** eu nao conseguiu fazer para ele uma interpretacao tao rica como a sua, fui mais objetiva…rs

    Vamos torcer, para ele ser chamado em 2011, ele merece….

    >>YUB, APROVEITANDO ESSE TOPICO

    Uma outra amiga q passou no concurso de biologa também tempos depois me pediu para jogar rapidamente o Tarot somente com os arcanos maiores……

    PERGUNTA: O CONCURSO QUE A ANA FLAVIA FEZ, TERA UMA NOVA CHAMADA ATE MEADOS DE MARÇO DE 2011?

    CASA 1: MAGO
    CASA 2: ESTRELA
    CASA 3: RODA
    CASA 4: SOL
    CASA 5: TEMPERANÇA

    **para ela ser chamada faltam ainda 120 pessoas mas ha vagas sim…E muita gente diz, que uma nova chamada seria SOMENTE NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

    >YUB, pelo jogo fiquei com duvida na carta da RODA (coisas rapidas ou mudanca de plano???)
    Dai eu respondi a ela que é possivel sim ser chamada em março, pois temos o par RODA E SOL e o mago na casa 1!!!

    GOSTARIA QUE POR FAVOR VC ME AJUDASSE MAIS UMA VEZ…

    OBRIGADA….

  11. Quando escrevi: “Observe que, se a gente observasse apenas a Casa 1, diríamos que ele seria chamado sim neste ano de 2011″, leia-se 2010!! 😉

    Aproveito para colocar algumas observações e fazer algumas perguntas para vc, Natalia!

    O EREMITA costuma indicar viagens, uma longa jornada que se deve empreender. Então, lhe pergunto: se seu amigo for chamado, ele irá para uma outra cidade, na qual precisará viajar? E precisará de ajuda financeira de pais, parentes ou de outras pessoas (6 de ouros) para empreender essa viagem, a fim de trabalhar no respectivo cargo em que foi aprovado?

    Como tem O Carro na Casa 1 e o CAVALEIRO DE PAUS na 4, os quais também simbolizam VIAGEM, espírito de aventura e disposição para arriscar um novo caminho, tais Arcanos podem reforçar a questão desse cargo ser em outra cidade (diferente da que seu amigo mora) ou mesmo uma nova oportunidade, um novo concurso ou um novo trabalho em que seu amigo irá se locomover. Porque O Carro e os Cavaleiros (ainda mais o de Paus) retratam uma situação em que a gente toma um novo rumo. 😉

    Vamos ver…

    Beijãozão nocê…
    Yub

  12. Olá, minha Querida Natalia! Realmente, o Pèladan merece nossa constante dedicação. Um dos objetivos de se criar este blog foi – e é – aprender a desvendar cada dia mais os segredos do Pèladan.

    Então, vamos aproveitar o exemplo deste jogo que fez para seu amigo, a fim de mergulhar mais na compreensão do Pèladan.

    Primeiro, quero deixar bem claro com vc um detalhe. Qdo jogou o Tarot para seu amigo, ele JÁ TINHA OBTIDO APROVAÇÃO no CONCURSO, certo? Ele só não tinha ainda sido chamado, certo, Natalia?

    Porque não se se vc leu a entrevista do Rogerio Novo aqui no Blog. Ele tocou nesse assunto de sabermos elaborar uma pergunta apropriada para esses casos de concurso. Se a gente elabora a pergunta erroneamente, podemos ter confusão na interpretação do jogo.

    Então, se eu entendi certo, vc jogou para o seu amigo JÁ SABENDO QUE ELE HAVIA PASSADO NUM CONCURSO. E, por isso, a pergunta foi bem direta em termos de ele ser chamado ou não até o final deste 2010.

    A partir desse ponto, a gente vê o seguinte.

    A Casa 1 mostra o que está propício de ocorrer numa questão. Com o Carro/3 de Ouros, a gente percebe que seu amigo avança, obtém algum progresso (Carro) na lista dos aprovados que serão chamados para este cargo, já conseguindo obter os primeiros resultados palpáveis (3 de Ouros) deste avanço.

    Observe que, se a gente observasse apenas a Casa 1, diríamos que ele seria chamado sim neste ano de 2011. Mas estaríamos supervalorizando essa Casa, esquecendo que ela se relaciona com as outras Casas.

    Afinal, nas outras Casas, nós vemos uma espera e um avanço lento. Vamos a elas? Vamos lá, Natália!

    Na Casa 2, encontramos Eremita com 6 de Ouros. Portanto, o grande obstáculo para ele ser chamado ainda neste ano (Casa 2) é a lentidão e os obstáculos a longo prazo que precisarão ser vencidos (Eremita). O 6 de Ouros que acompanha o EREMITA retrata uma situação em que se obtém ajuda para se recuperar de algo financeiro, material, profissional (naipe de ouros).

    Então, a lentidão para seu amigo ser ajudado e se recuperar financeiramente/profissionalmente é o grande obstáculo para ele ser chamado neste ano de 2010.

    No decorrer desse processo de ser chamado ainda neste ano (Casa 3), ele se vê impossibilitado e paralisado diante dos obstáculos (Pendurado), mantendo uma posição já alcançada (Rainha de Ouros) nessa fila de espera para ser convocado a assumir esse cargo.

    Pode ser que ele tenha visto várias pessoas acima dele em termos de colocação serem chamados. Foi até rápida essa movimentação. (Carro / 3 de Ouros). E aí, quando ele achava que continuaria nesse ritmo e poderia ser chamado ainda neste ano, isso não ocorreu, porque as coisas se paralisaram (Pendurado) e o manteve na posição conquistada (rainha de ouros) após esses rápidos e iniciais (carro / 3 de ouros) chamados.

    A Casa 4, como tenho notado, não é tanto o RESULTADO FINAL, mas, sim, COMO SERÁ A SITUAÇÃO AO FINAL DO PRAZO do que foi perguntado. Ou seja, ele chegará ao final deste ano de 2010 (Casa 4) com a situação de ser chamado em aberto (Louco) e obtendo um certo avanço novamente (cavaleiro de paus). Pode ser que mais algumas pessoas sejam chamadas neste final de ano, mas seu amigo ainda não – apesar de estar mais próximo de ser.

    E ele, diante dessa espera de ser chamado para esse concurso (Casa 5), se vÊ feliz por um resultado inicial positivo (imperatriz), mas ainda imobilizado por ter outros concorrentes à frente (2 de Espadas).

    Então, para esse ano, Natalia, realmente é difícil seu amigo ser chamado. Mas chegará perto. Provavelmente no ano que vem, sim. De todo modo, quando iniciar 2011, faça um outro jogo de Tarot para ele, repetindo essa mesma pergunta. Aí teremos certeza se ele realmente será chamado em 2011. 😉

    Qualquer dúvida ou discordância, é só escrever, ok?

    Beijãozão nocê…
    Yub

  13. YUB, mais uma vez gostei das suas dicas…
    Estou vendo que interpretar o método de Peladan não é tao simples mesmo…Não podemos supervalorizar uma casa…

    Particularmente, eu tive dificuldade em interpretar um jogo que eu fiz para um amigo meu…
    ELE PASSOU NUM CONCURSO PUBLICO E AINDA NAO FOI CHAMADO E ELE QUIS SABER SE SERIA ATE O FINAL DE 2010

    ** AS CARTAS FORAM:

    casa 1: carro/3 ouros
    casa 2: eremita/6 ouros
    casa 3: enforcado / rainha de ouros
    casa 4: louco/ valete de paus
    casa 5: imperatiz/ 2 espadas

    **eu respondi, que o mais provavel seria em 2011 e que ele tem tudo pra ser chamado sim….

    >mas fiquei em duvida com relacao as posicoes do carro e do louco no jogo…

    ***Yub, se vc puder me esclarecer outras coisas te agradeceria e aprenderia tb …….

    OBGDA

    NATALIA – STA CATARINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

For spam filtering purposes, please copy the number 1732 to the field below: