Reflexão sobre os Planetas Retrógrados no Mapa Natal

Esse MAPA NATAL aí é do carrasco da seleção brasileira Lionel Messi. 24/06/1987, às 6h, em Rosário/Argentina. Ele nos servirá de exemplo para a reflexão a respeito dos Planetas Retrógrados.

Esta teve seu estopim quando me perguntaram no formspring:
Tenho marte retrógrado em câncer. é praticamente um parto eu ter vontade de fazer algo. Como iniciar algo com essa posição??

Eu respondi:
Aceitando e não evitando o processo de gestação que envolve o inicio de cada projeto ou meta a realizar.

Quando eu assinei contrato com o Personare para fazer parceria com o pessoal, Marte estava retrogrado em Câncer. Sei bem como é o parto para cumprir cada meta (novo produto de Numerologia).

Portanto, temos de aprender a ter paciência e persistência (Retrógrado) no cumprimento de cada meta e projeto (Marte). 

Parece que há uma grande resistência (inércia) a sair do travamento que o Planeta Retrógrado representa. Porque sabemos o trabalho que dará fazer, refazer, fazer, refazer, enfim, tudo quanto é (re) que ele simboliza.

Ao mesmo tempo, tenho notado que um astro em retrogradação no Mapa Natal tende a ser vivido por nós de uma forma compulsiva. Parece que viver os assuntos da Casa Astral em que ele se encontra e expressar as caracterísicas do Signo em que o Planeta Retrógrado está é algo que constantemente nos cutuca, nos chamando a atenção. E nós gastamos MUITO do nosso tempo e energia â vivência do mesmo. Porque temos MUITO a aprimorar/melhorar (retrógrado) na expressão do que esse astro retrógrado simboliza.

Tenho Saturno Natal Retrógrado – em Gêmeos e na Casa 3. E TENHO de escrever TODO SANTO DIA!!! Eu fazia isso durante os meus primeiros 29 anos APENAS PARA MIM (eis a introversão do Planeta Retrógrado?). Eu sempre conversei muito (Gêmeos) comigo mesmo (Retrógrado). E vivi quase num mutismo externo nesses mesmos 29 anos.

Depois passei a escrever (Gêmeos/Casa 3) em diários e em cadernos o que estudava, lia, conjecturava (Gêmeos/Casa 3). Tenho trocentos cadernos. Tenho diversos diários.E há algum tempo venho escrevendo “PARA FORA”. Na verdade, depois de meus 29 anos, passei a dar aulas particulares de numerologia e de astrologia. Com a descoberta da internet, passei a ministrar cursos virtuais – e também a participar assiduamente em listas de discussão do yahoogrupos. Eu TINHA de escrever todos os dias. E não abandonei os diários e os cadernos.

Quando me aventurei a querer publicar meus contos de suspense, os dois que escrevi foram publicados em dois livros. Fizeram parte de uma série de contos em cada exemplar: BECO DO CRIME e ASSASSINOS S.A.

Daí passei a escrever romances policiais. Os dois primeiros foram uma porcaria. Terminei na metade. Joguei fora. E agora estou escrevendo meu terceiro primeiro romance policial. Desde o início do ano que tenho escrito. E, claro, continuando com os produtos de numerologia para o personare e o conteúdo para os blogs de astrologia, de numerologia e de tarot. Ou seja, é uma compulsão. Se eu não escrevo, eu não me sinto bem. Há um vazio em mim, uma insatisfação de alma. Se eu escrevo, liberto o peso (saturno?) que paira em minha mente e em minhas mãos (Gêmeos) DIARIAMENTE (planeta retrógrado).

Obs.: eu tinha alergia nas mãos durante ANOS. E fiz diversos tratamentos. Nada resolvia… Até que comecei a me tratar com homeopatia. E na mesma época, passei a escrever bastante PARA FORA. Ou seja, compartilhar para mais pessoas o que eu escrevia, como através dos blogs, livros, etc. E a alergia… SUMIU!!

Obs.2: eu sei quando estou resistindo a escrever – o livro, algum conto, adiando a escrita de um produto de numerologia (e afunilando o prazo de entrega para a equipe de edição do personare). A alergia volta. rsrs Aí, é só abandonar a resistência e voltar a escrever para ela sumir novamente…rsrs

Ao assinar o contrato com o Personare quando Marte estava em movimento retrógrado, pude perceber outro detalhe da dinâmica dos PLANETAS RETRÓGRADOS. Sabe qual é?

Planetas Retrógrados pedem humanitarismo e não egoísmo. Temos de expressar aqueles atributos do signo/casa desse astro para ajudar de alguma forma mais pessoas e não sermos movidos para o nosso prazer exclusivo e egóico.

No caso da pessoa que me perguntou sobre Marte Retrógrado em Câncer, eu lhe disse: Se suas metas (Marte) beneficiarem muitas pessoas e não apenas a si mesmo, sua motivação e energia (Marte) serão muito melhores e não se deparará com tantos bloqueios e obstáculos (retrogrado).

Eu percebo esse cunho humanitário me ajudando demais da conta na escrita (gêmeos/casa 3) obrigatória (satruno) e compulsiva/exigente (retrógrado) nos blogs e nos produtos de numerologia do personare. As metas (marte) que procuro gestar (câncer) para realizar com os produtos são para ajudar o maior número possível de pessoas (retrógrado): leitores do site.

Vejo o quanto fica MENOS DIFICULTOSO expressar as características do signo do PLANETA RETRÓGADO quando somos movidos por esse humanitarismo.

E onde Messi entra nessa história?

Ele tem o REGENTE do ASCENDENTE (em Gêmeos) retrógrado!! Sim, Mercúrio dele está retrógrado em Câncer. E como tem esse significativo detalhe da regência do Ascendente, ele ganha importância maior ainda.

A cobrança a todo dia fazer de sua vida (Ascendente) algo humanitário (retrógrado) é imensa. E olha o bem que ele faz a tanta gente com as suas habilidades futebolísticas!! Ele é o MELHOR do mundo. E nos encanta com sua arte. Crianças e adultos – apreciadores do futebol bem jogado – são beneficiados pelo encantamento das jogadas magistrais de MESSI.

Beijãozão nocês…
Yub

Be Sociable, Share!

About YubMiranda

Sou Astrólogo, Numerólogo e Tarólogo. Formado em Filosofia pela PUC/MG (1996-1999) Simbologista e pesquisador da Psicologia Analítica (psicologia junguiana).

8 comments on “Reflexão sobre os Planetas Retrógrados no Mapa Natal

  1. Oi Yub, sei que estou num post bem antigo do seu blog, mas minha dúvida é sobre retrogradação de planetas no mapa natal. Lendo esse post já me deu uma base até.
    A questão é que já procurei em livros e sites especializados sobre minha situação (Tenho Júpiter Rx em quadratura com Saturno Rx) e me sinto confusa tentando entender esse momento tão contraditório.
    Um planeta pesa mais que o outro no caso?

  2. Olá Yub, venho acompanhando calado seu blog a bastante tempo e sempre admirei sua disponibilidade em responder aos comentários, então hoje resolvi não só mandar meu primeiro coment como também solicitar sua ajudinha rs.
    Sou um estudante do tarot, mas solitário, como forma de autoconhecimento e apenas para meu uso. Nos últimos meses tenho me questionado que rumo dar à minha carreira, se avanço de onde estou (sou administrador e pretendo fazer pós) ou se volto algumas casas e iniciou uma nova graduação em psicologia, tenho pensando nisto constantemente.
    Dai recorrí ao tarot, mas me apareceu uma combinação relacionada à administraçaõ que por mais que eu leia não consigo captar sua essencia: O MAGO + 8 DE COPAS.
    estou na dúvida, seria que estou numa sequência de começos interrompidos? seria natural aparecer o mago ao tratar de psicologia mas já atuo com adm, e me aparece um começo “abortado” pela minha indecisão? uma pós na minha área traria um vigor (o mago) q eu poderia estar matando com este conflito? não consegui encaixar na situação =/
    desculpe o e-mail longo, mas não consegui mesmo decifrar esta combinação, obrigado.

    • Pedro Querido, bom dia!!

      Sim, realmente, MAGO + 8 de COPAS podem mostrar uma contradição.

      Todavia, está indicando que, para INICIAR algum novo projeto (Mago), será necessário abandonar várias ilusões (8 de Copas).

      Perceba que MAGO descreve um sujeito repleto de projetos. E pode ficar apenas na aspiração dos mesmos.

      Por isso o 8 de Copas vem dizer:
      – olha, vc terá de abandonar (8 de copas) vários desses projetos mil que está aspirando (Mago).

      Então, encontre um que realmente vc poderá priorizar. Abandone os outros tantos…

      E mesmo nesse que for investir, Pedro, será fundamental vc abandonar várias expectativas irrealistas que estão aí te iludindo (8 de copas) quanto a determinado projeto (Mago).

      É aquela história. Para vc fazer uma escolha (Mago), vc tem de abandonar outras tantas (8 de Copas). 😉

      Beijãozão…
      Yub

  3. Olá yub
    Li q saturno retrogado em conjunçao com ascendente costuma ser de pessoas com deficiencia fisica .é verdade?
    Fiz meu mapa com astrologa védica e ñ me indentifique nd com q ela falou sobre essa configuraçao.

    • Cah, Saturno retrógrado em conjunção com o Ascendente retrata algum tipo de considerável limitação (Saturno: retrógrado e no ascendente) na vida da pessoa.

      Qual limitação será, é difícil saber. Pode ser a deficiência física, pode ser um alto grau de miopia, pode ser um problema de coluna, pode ser uma atitude tremendamente rígida consigo mesmo e com a vida, etc.

      OBS.: eu não estudo astrologia védica e nunca a estudei. Portanto, não tem como eu defendê-la ou discordar da védica…

      Beijão…
      yub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

For spam filtering purposes, please copy the number 2710 to the field below: