Reflexões sobre a 2a Mesa do Fórum Nacional de Tarot em BH

Na mesa 2, o tema abordado foi ENSINO!! E quem mediou foi a Vera Christina.  
Logo de cara Emanuel J. Santos falou sobre o que nota em seus novos alunos. “Eles acham que ao aprender com o máximo de baralhos, eles serão melhores tarólogos.” 
E disse que quanto mais velho um baralho for, melhor. Porque ele já te remete a muitas experiências. Você tem uma identificação com ele. 
Em seguida Gian disse que o fato de um símbolo ser plástico, isso acaba dando essa elasticidade para ser abordado por várias vertentes. E essa pluralização pode levar à dispersão, à dificuldade de aprofundar. “É necessário priorizar.”
Depois a taróloga Ilma Queiroga disse o seguinte: “Astrologia, Numerologia, Tarot, Cabalah, são da mesma família, moram na mesma casa.”
E Sávia Moraes complementou de forma muito bacana a fala de Ilma. Disse que “tudo é questão de saber qual aplicar, para que e como.” 
Discordando das duas Cyddo de Ignis disse: 
– Não vejo nenhuma necessidade de misturar. Ensino Tarô. Tarô é tarô. 
Disse que são caminhos diferentes, que o “Tarô é um corpo completo.” E que “apesar dos símbolos serem parecidos, não misturo Não é a minha metodologia.”
Quem me conhece sabe que eu ministro curso de numerologia via internet, de tarot via internet e de astrologia via internet. E que eu não misturo esses conhecimentos. 
Eu costumo dizer aos meus alunos que primeiro ele tem de dominar um deles. Depois que dominar bem um, parte para o outro. Ao partir para o outro, ele notará semelhanças. Perceberá o quanto um oráculo e outro dizem a mesma coisa, veem as mesmas tendências. E notará também quais as limitações de um que podem ser sanadas pelo outro. 
Cheguei até a dar o exemplo de que na Astrologia, vendo um trânsito de Saturno pela Casa 7 do consulente, nós sabemos que ele passará por um processo de reestruturação (Saturno) em seus relacionamentos (Casa 7). O objetivo maior é amadurecer (Saturno) mais em sua forma de se relacionar (Casa 7).
Porém, não sabemos se a pessoa vai querer evitar algum compromisso (Saturno) afetivo (Casa 7), justamente por medo do árduo processo de amadurecimento (Saturno) em suas relações (Casa 7) OU vai justamente se casar e vivê-lo no casamento. Outras ficam insatisfeitas com a pessoa parceira e ficam na dúvida se terminam ou se vão levando de forma arrastada e depressiva uma relação. Enfim, há muitas possibilidades por conta desse trânsito de Saturno. 
Aí entra em cena o Tarot. Ele vem me dizer COMO a pessoa irá reagir aos seus relacionamentos durante este trânsito. Qual dessas opções ela irá escolher: separar? Casar? Manter-se resignada num relacionamento restritivo? Buscar dialogar mais com a pessoa parceira para ter um vínculo mais justo na troca de afeto?
Não tive oportunidade de dizer o quanto o Mandala Tarot encaixa como uma luva nas previsões numerológicas envolvendo o TRIMESTRE PESSOAL. Ainda mais quando a pessoa me procura para o Mandala logo no início de algum trimestre (Janeiro, ou Abril, Julho ou Outubro). É bonito demais ver a numerologia e o tarot falando a mesma coisa por meio de sua linguagem simbólica específica. 
Eu ADORO quando um aluno já tem domínio de Tarot e vem fazer curso de numerologia, por exemplo. E vamos juntos fazendo as pontes entre ambos. Um ensina o outro. A Numerologia ajuda a entender o Tarot e vice versa. A Astrologia ajuda a compreender certas interações entres as posições do mapa numerológico. Enfim, aprendemos MUITO mais tanto uma quanto outra DEPOIS que dominamos bem uma e partimos para ampliar nossos horizontes com o estudo de outra. 
Beijãozão nocês…
Yub 
Be Sociable, Share!

About YubMiranda

Sou Astrólogo, Numerólogo e Tarólogo. Formado em Filosofia pela PUC/MG (1996-1999) Simbologista e pesquisador da Psicologia Analítica (psicologia junguiana).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

For spam filtering purposes, please copy the number 4001 to the field below: