Reflexões sobre Saturno em Escorpião: a responsabilidade de quebrar tabus

escorpião

Saturno vem transitando pelo “famigerado” Signo de Escorpião. Você já deve saber o quanto Escorpião é considerado o “coisa ruim” da Astrologia, não é mesmo?

Não por acaso ele rege tudo aquilo que degrada a sociedade: dinheiro, sexo, poder, violência e manipulação psicológica.

Ou seja, o que é considerado ruim, feio, fedorento, negro e tabu é atribuído a Escorpião. Por isso a Casa 8 (seu domicílio zodiacal) era tão detonada pela Astrologia Antiga. Não se via pelos antigos um pingo de qualidade positiva neste local. Ali se joga todos os detritos, todas as merdas da natureza humana. Escorpião e a Casa 8 = sombra (aquele lado que fazemos de tudo para ignorar, negar, fugir, mas que habita nosso ser mais íntimo; e, pasmem, nos comanda… rsrs).

O detalhe é que Saturno traz tudo à tona. Escancara tudo na prática da realidade do dia-a-dia, nua e cruamente. Ou cruelmente… rsrs

Não por acaso estamos diante de acontecimentos (pessoais, sociais e coletivos) que têm nos assombrado… Cada situação mais sinistra que a outra (tal como prender uma pessoa em um poste e degradá-la ali mesmo).

Não creio que a quadratura Urano em Áries e Plutão em Capricórnio mereça a autoria zodiacal de todas essas atrocidades e insanidades que nossa raça humana vem estampando. Talvez essa quadratura tenha um peso mais sombrio JUSTAMENTE porque Saturno (regente de Capricórnio, o qual faz parte dessa quadratura) se encontra em Escorpião… Mas isso é assunto técnico e não vale a pena gastar muito tempo com isso.

O importante é saber que até o fim de 2014, Saturno estará por Escorpião. Ali ele retornará entre JUNHO e SETEMBRO de 2015.

E é aí que entram algumas percepções e reflexões que tenho atingido.

Quer ler? Então, vem comigo!

Vimos no Carnaval de 2014 a greve dos garis no Rio de Janeiro. Escorpião é lixo. Na verdade, Escorpião é reciclagem do lixo: literal e simbolicamente.

Porém, quem faz terapia sabe que antes de um potencial construtivo vir à tona, muita merda é jogada no ventilador. É como um ducto que está sem uso há muito tempo. O lodo toma conta. E para sair água limpa da torneira, antes esse lodo sai, com uma água turva e muitas vezes fedorenta.

É impossível trabalharmos certos medos, traumas e potenciais latentes SEM ANTES sair algo feio, fedorento e horroroso. É a sombra (nossas repressões, feridas e potenciais até então não descobertos ou desenvolvidos) pedindo passagem na passarela existencial.

Antes de uma escola de samba desfilar sua beleza, os garis precisam limpar a área antes. O mesmo com a gente. Antes do belo sair, a fera precisa ser percebida (aceita, compreendida e amada).

Saturno está pedindo de nós responsabilidade na maneira de lidar com o que é considerado feio, sujo e a causa da degradação humana: os tabus.

Nunca vimos um nível tal de violência contra os homossexuais, por exemplo. Ou seja, uma repressão (Saturno) à escolha sexual (Escorpião) de tanta gente. Tudo bem que aí também tem o desafio (quadratura) dos preconceitos (Júpiter) com o diferente, o não convencional e o marginalizado (Urano) abalando as estruturas da nossa sociedade (Plutão em Capricórnio).

É difícil quebrar tabus sem ferir e machucar pessoas próximas, íntimas e de nossa confiança… É difícil quebrar tabus sem ofender a sociedade. Afinal, são os valores tradicionais (Saturno) que nos limitam (Saturno), nos impõem (Saturno) uma vida “certinha”, “correta” e segura (Saturno) que mais se sentem ofendidos e severamente repressores (Saturno) quando alguém faz uma “merda” (Escorpião).

Quando alguém vive a vida intensamente (Escorpião), seguindo suas paixões (Escorpião), isso tende a ser uma ofensa e afronta aos mais tradicionais (Saturno). Porque no fundo esses que vivem uma vida toda (aparentemente) “correta” socialmente (Saturno) almejam – mas não têm a coragem – de viver intensamente (Escorpião).

Agora compreendo Jung quando ele fala que chega em um determinado ponto do caminho de individuação que a pessoa não se norteia mais pelos parâmetros sociais. Há um guia mais sábio que a norteia (o Self). Porém, tem de viver a angústia do conflito das escolhas: o Self ou a Sociedade? E como não seguir os parâmetros sociais sem trair e machucar as pessoas com quem tem um laço mais profundo de afeto e intimidade?

Chega um ponto em que a alma (Escorpião) precisa prevalecer sobre os parâmetros convencionais (Saturno), mesmo sabendo que em alguns momentos as pessoas mais próximas poderão se sentir feridas emocionalmente (Saturno em Escorpião). Porque muitas delas – mesmo amadas por nós – ainda são norteadas por regras altamente limitantes, repressoras e castradoras.

A escolha é diária: a vida medíocre da segurança que as regras sociais nos proporcionam? Ou a vida apaixonante e intensa (Escorpião) que vem de um uso maduro, consciente e responsável (Saturno) das emoções, da força sexual, do dinheiro e do poder psíquico (Escorpião)???

Beijãozão nocês…

Yub

Be Sociable, Share!

About YubMiranda

Sou Astrólogo, Numerólogo e Tarólogo. Formado em Filosofia pela PUC/MG (1996-1999) Simbologista e pesquisador da Psicologia Analítica (psicologia junguiana).

3 comments on “Reflexões sobre Saturno em Escorpião: a responsabilidade de quebrar tabus

  1. Yub querido, que bom seus textos, precisava ler isso hj! obrigada por este post.. às vezes detesto saturno (e o tenho em escorpião) mas ele está me ensinando tudo na vida, rs. Abraço pra vc!

  2. Yub querido , é um prazer imenso poder desfrutar dos seus textos e da sua sabedoria

    e sobre tudo isso q eu li agora,
    só me resta pensar q a frase (me perdoe o palavreado)
    “”VAI TOMAR NO CÚ (escorpião) “” é bem a cara de saturno em escorpião,ou to errada ??
    acho q ….qdo alguem repetir essa frase vou sempre lembrar de saturno em escorpião,q fase!!
    #fato
    super abs
    e parabéns pelo texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

For spam filtering purposes, please copy the number 3254 to the field below: