4 de Copas: passividade ou receptividade?

Quando olhamos esse desenho do Arcano Menor Quatro de Copas, logo pensamos:

– Esse camaradinha está fechado (braços e pernas cruzadas) às oportunidades da vida (a taça lhe sendo apresentada pela mão do destino).

Porém, é a prática que nos ensina. É a vivência de nossos clientes que nos inspira. São os feedbacks de meus alunos e clientes que me proporcionam um aprendizado mais profundo das cartas do Tarot.

Há alguns anos, eu conversava com uma cliente-amiga daqui de BH. Ela estava com o 4 de Copas na Casa 11 do Mandala. Vou chamá-la de F. Eu lhe perguntei:

– Você está muito passiva ou acomodada no que diz respeito a ir atrás dos projetos que tem para o futuro?*

*Esses ideais futuros é a cara da Casa 11.

Ela respondeu que não. E me disse que tinha um projeto futuro em mente e, para isso, enviara seu curriculum para um tanto de empresas. E recentemente havia passado por vários testes, dinâmicas de grupo e entrevistas. E agora estava… AGUARDANDO as respostas. Já tinha feito tudo que podia no momento. Só restava esperar.

Eis o 4 de Copas. É a espera de uma oportunidade. A pessoa se concentra (4) no estado de espírito receptivo (copas) a algo que lhe dará segurança emocional e satisfação (4 de Copas).

Então, aquela postura fechada do mocinho da Carta não veio DEPOIS que lhe foi apresentada uma nova oportunidade… não… essa postura fechada que foi o FUNDAMENTAL para ele atrair tal oportunidade. Essa postura fechada está mostrando que ele se preparou (4) internamente, emocionalmente (4), para a chega de uma oportunidade.

 

Ele está em postura meditava, tal qual a moça dessa imagem acima. Está criando o estado de espírito compatível com aquilo que ele quer. Em vez de se lançar afoitamente por meio de ações externadas e atabalhoadas no mundo exterior, ele se volta para si e busca criar as condições internas que lhe trarão as experiências tão sonhadas.

Quando surgirem, tal como a mão do destino no Arcano, aí sim dependerá dele permanecer neste foco mais internalizado ou aproveitar as oportunidades que lhe chegam…

Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *