Os condicionamentos nos aprisionam, não é mesmo? Aqueles hábitos tão arraigados que continuam sendo repetidamente vividos por nós não nos deixam sair de uma determinada situação. Uma postura habitual diante dos desafios da vida, a qual não nos leva a lugar algum, só nos faz parecer que estamos cercados por uma cela de espadas e com os pés atolados na lama – tal qual a figura central do 8 de Espadas.
Quando essa Carta sai em nosso jogo de Tarot, poderemos até identificar determinadas prisões que nos autoimpomos. Sabemos que certos impulsos instintivos (hábitos, muitas vezes herdados da família ou desenvolvidos em nossa infância) nos aprisionam. Mas quais especificamente? Como ter maior clareza dos tipos de condicionamentos que o 8 de Espadas está representando?
Daí a importância de jogarmos um par de Arcanos: um Arcano Maior e um Arcano Menor. Porque o Arcano Maior que acompanha o 8 de Espadas será revelador. Ele será a resposta para quais condicionamentos estão nos aprisionando…
Por exemplo: sai O Mago junto com o 8 de Espadas. Pode ser que, muito provavelmente, existe hábitos arraigados/condicionamentos (8 de Espadas) na nossa forma de iniciar projetos, de nos dispersar, de não termos foco e de nos comunicar (Mago) que estão nos travando (8 de Espadas).
Então, dê atenção ao Arcano Maior que acompanha o 8 de Espadas. Ou, se joga apenas um Arcano por Casa, preste atenção na Casa do Mandala, por exemplo, que o 8 de Espadas se encontra. Se for na Casa 2, saiba que há certos padrões, crenças, hábitos e condicionamentos (8 de Espadas) no que tange a lidar com o dinheiro, com o corpo e com os bens materiais/questões práticas da vida (Casa 2) que estão te travando (8 de Espadas).
Agora, não acredite que a libertação de um hábito/condicionamento tão arraigado, tão entranhado em você, possa ocorrer magicamente, rapidamente. O 8 de Espadas mostra que a superação de determinados condicionamentos demandam paciência. É um processo gradual. Aos poucos, você se liberta. Mas dê um passo por dia, nem que seja pequenino, no rumo da libertação de tais condicionamentos.
Beijãozão nocês…
Yub