O filme que assisti no final de semana, Caso 39, me fez associar o comportamento da garotinha Lili com o Arcano A Força. Eu abordei uma outra perspectiva desse filme no meu outro blog:
Hoje, aqui no blog de Tarot, quero abordar um outro ângulo.
Eu vi a menininha Lilith sendo a representação da criança-interior da personagem Emily Jenkins (Renée Zellweger). A raiva dessa menina é algo impressionante. É de derrubar portas mesmo. Porque quer porque quer algo. Se assistir o filme, você compreenderá as causas que envolvem tal raiva…
O desejo que A Força simboliza é muito intenso, muito forte; nos assusta até. Sentimos aquela efervescência interior de querer bastante a vivência de um determinado desejo.
Como nos assustamos com a força (desculpe a redundância) desse querer, tentamos reprimi-lo. Não queremos ser subjugados por esse desejo, porque parece que ele tomará posse de nós. E a reação mais comum é a autorrepressão.
O ideal é compreendermos a força dessa fera (Leão). Se buscarmos essa compreensão dessa voracidade que quase nos toma, nos abocanha, encontraremos a postura construtiva simbolizada por esse Arcano: o autodomínio.
Porque se não fizermos isso, nossa criança birrenta surgirá e causará aquele estadarlhaço por não aceitar nada menos do que a realização “pra ontem” do que deseja.
Beijãozão nocês…
Yub