Cada dia que passa, fico mais fã do gênero drama. AMO o suspense, mas os filmes dramáticos têm me atraído consideravelmente. Minhas duas séries prediletas exemplificam esse apreço pelo drama e pelo suspense: Grey’s Anatomy e Criminal Minds, respectivamente.
Nesse feriado, assisti com a Cris um filmaço: Divinos Segredos. Quatro mulheres, unidas desde a infância, ritualizam a criação da comunidade Ya-Ya. E selam o laço de amizades entre elas, o qual dura a vida inteira.
Esse filme é um dos mais propícios para conectarmos os mais diversos atributos de um Arcano ao desenrolar das cenas, do enredo, da trama que o marca. Logo de cara fiquei impressionado com a exemplificação prática das características do Arcano 2 do Tarot: A Sacerdotisa.
Uma Sacerdotisa, já representa segredos. Agora você imagina quatro Sacerdotisas Ya-Ya???
A Sacerdotisa é o Arcano dos mistérios. Sob seus véus, há muito a revelar. E naquele livro que ela segura há muitos segredos. Agora imagine este livro aqui (abaixo) no colo de cada uma das Sacerdotisas Ya Ya…
Ou seja, é no livro da fraternidade Ya-Ya está documentado todo o registro da história de vida de cada uma das quatro mulheres do filme Divinos Segredos. Será ao se debruçar sobre ele que a personagem de Sandra Bulock conhecerá melhor sua mãe, seu passado e sua herança parental.
Outro aspecto bem bacana do filme que envolve a Sacerdotisa envolve os RITUAIS. Como Alta Sacerdotisa, o Arcano 2 do Tarot, a meu ver, é o que melhor descreve a atitude ritualística. A Sacerdotisa é a Carta que mais descreve a importância dos rituais. E são por meio destes que uma história cultural é registrada e transmitida aos seus descendentes.
Enxergamos com muita clareza esse aspecto do simbolismo dA Sacerdotisa no filme. É muito bacana… Vale a pena ver!
Se você quer assistir o filme pelo YouTube, há ele todinho por lá, dividido em várias partes. Mas está em inglês sem legendas. Apesar disso, é possível vc já identificar muita coisa já nesta parte 1:
Beijãozão nocês…
Yub