Arcanos Menores de Número 2: as picuinhas!

Impressionante como os Arcanos Menores de Número 2, independente do Naipe, simbolizam aquelas picuinhas do dia-a-dia. Sabe aqueles detalhes chatos que demandam ajustes, resoluções, acordos e atenção? E que precisam ser observados e resolvidos para superar algum possível obstáculo? São esses Arcanos simbolizados pelo 2.
Na grande maioria das vezes, não são GRAAANDES obstáculos. São pequenos. São pequenas chatices, detalhezinhos. E a resolução dos mesmos gera uma maior harmonia, paz de espírito, entendimento e entusiasmo.

Creio que o 2 de Copas seja a picuinha mais agradável de todas. Porque você as conserta com generosidade, compreensão e sensibilidade. Resolve de forma afetiva, carinhosa e amorosa. E isso gera uma maior satisfação interna (por ter conseguido resolver um detalhezinho) e uma relação mais harmoniosa, nutritiva (quando o detalhezinho a ser resolvido envolvia outra pessoa).

O 2 de Ouros já envolve um detalhezinho prático. Alguma questão burocrática, financeira ou material, como informar os dados de sua conta bancária para uma pessoa que anotara errado da primeira vez. Mas gera uma satisfação física, profissional e financeira ao ser resolvida. Pode, inclusive, proporcionar um retorno financeiro maior do que inicialmente planejara – ou um acordo contratual para um intercâmbio profissional ainda mais significativo do que vislumbrara no começo.

O 2 de Paus me faz lembrar a corrida dos 100 m com barreira. Veja:

Ou seja, no 2 de Paus, você está no pique, empolgado com o movimento inicial no rumo da expansão e conquista criativa e confiante do que almeja. E aí surge um obstáculo à sua frente. Ao pulá-lo, ao vencê-lo, você ganha um novo ânimo para continuar em frente, agora mais confiante por ter superado uma barreira ao seu ímpeto criativo e expansivo. E um horizonte mais amplo lhe é apresentado.

O 2 de Espadas é o mais desafiante de todos. Envolve um obstáculo bem chato, o qual você, muitas vezes, prefere nem ver. Na verdade, você quer evitá-lo. Porque sabemos que tanto o nosso ponto de vista quanto o ponto de vista do outro tem sentido, é correto, é justificável. Mas para evitar o confronto, o conflito e a possibilidade de reconhecermos nossa parcela de equívoco e limitação, acabamos querendo deixar tudo como está e nem tocar no assunto. 
Talvez por essa fuga, essa recusa a lidar objetiva e francamente com essa divergência, essa picuinha que incomoda, o 2 de Espadas é associado a obstáculos que, muitas vezes, tomarão uma proporção maior e se tornarão uma efetiva barreira que nos impedirá de resolver essa pendência, esse conflito.
Obs.: Num Mandala de uma cliente, o 2 de Espadas saiu na Casa 7 (relacionado ao outro, à relação, acordo e parceria com o outro). E ela não tinha gostado de uma atitude de sua terapeuta. Mas, ao invés de abrir o jogo e dialogar com a terapeuta sobre o que a incomodara, preferiu faltar a várias sessões. E acabou não voltando mais à terapia.  
As picuinhas fazem parte da vida. E os Arcanos de Número 2 estão aí, para representá-las. 
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *