Do apego ao desapego: do Diabo à Torre!

Ontem, interpretando um Mandala de um cliente que me encomendou a consulta de Tarot via internet, tive uma maior clareza sobre um atributo-mor da Torre:

O Arcano 16 simboliza essencialmente o DESAPEGO. Sabe esse raio aí na “Torre Fulminada?” Poderia ser um avião. Os aviões que aniquilaram com as Torres Gêmeas em NY:

E uma lógica simbólica é ver a historinha que ocorre na sequência linear dos Arcanos Maiores. A Torre vem após O Diabo.

O Arcano 15 simboliza o apego aos prazeres da carne, às conquistas materiais, enfim, a tudo aquilo que nosso desejo – nosso intenso e ambicioso desejo – consequiu realizar.

O Diabo é o apego à tudo que consideramos nossa posse. Desfrua e se delicia na luxúria, no poder.

E as Torres Gêmeas eram um baita símbolo do poder econômico dos EUA. Seu apego à imagem de país mais poderoso do mundo.

Quando o ego se proclama rei, pode saber, vem algo impactante ruir esse império egóico. É o preço do pecado da hybris.

“Hybris é um termo grego que significa o desafio, o crime do excesso e do ultraje. Traduz-se num comportamento de provocação aos deuses e à ordem estabelecida.
A hybris revela um sentimento de arrogância, de soberba e de orgulho, que leva os heróis da tragédia à insubmissão e à violação das leis dos deuses, da pólis (cidade), da família ou da natureza.”

http://www.infopedia.pt/$hybris

A Torre vem simbolizar a ação dos deuses (raio) à arrogância humana (uma elevada construção já estratificada de tanto complexo de superiodade). No fundo, é a necessidade do desapEGO.

Beijãozão nocês…
Yub 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *