E o que o Tarot mostra VAI ACONTECER???

Quando escrevi sobre COMO O TAROT FUNCIONA http://yub-tarot.blogspot.com/2012/01/por-que-o-tarot-funciona-como-as-cartas.html, eu recebi um MAGNÍFICO comentário da minha aluna-professora Cecília Santos.

Nele, Cecília aborda questões que são consequências do respectivo post que citei acima. Vou agora dialogar com o que ela escreveu. Eis seu comentário:

CECILIA:
Gostaria de acrescentar uma visão pessoal sobre a capacidade do tarot em “fazer previsões”: acredito que o oráculo faça uma leitura da energia que estamos emanando no momento da consulta, e dos seus possíveis desdobramentos.

Ele traça os panoramas possíveis a partir da rota que estamos traçando, com nossa postura, nossas emoções, pensamentos.

Dessa forma a previsão do tarot, no meu entendimento, é mais uma bússola, que uma destinação. Acredito ser possível “alterar” a previsão, buscando alterar a energia que está gerando a mesma. Obviamente que em 99,9% dos casos este processo é muito dinâmico, e nosso processo de auto conhecimento é muito deficiente para que, no fim das contas, consigamos ter algum domínio da situação.

Mas acredito que seja importante que o tarólogo consiga minimamente orientar o consulente no sentido de refletir sobre as posturas do presente que podem redundar naquele futuro, e sobre que posturas do passado estão envolvidas no processo.

De qualquer forma o tarot é uma ferramenta fantástica para o nosso autoconhecimento e processo de conscientização. Pessoalmente, sou completamente apaixonada. Bjocas!”

YUB: como muita gente que visita o blog não lê os comentários, quis criar este post com o comentário da Cecília. Concordo plenamente com ela.

O que o Tarot mostra são POTENCIAIS.

Jung dizia:

“Tudo o que é inconsciente não significa mais do que uma possibilidade.”


O Tarot enquanto SÍMBOLO revela aquilo que está inconsciente, no limiar do consciente – como falei no post aqui mencionado. E ao jogar, o Tarólogo tem condições de mostrar o quanto as cartas são um espelho: e refletem determinado tipo de potencial que está disponível ao Consulente.

Por exemplo:

Determinada pessoa pergunta se sua relação com fulano de tal – atualmente separados – irá ser retomada, se ele voltará para ela. Então, o Arcano 20 – O Julgamento aparece no jogo. Você está vendo no desenho uma criança sair da tumba, do caixão, e despontar para a vida?

Eis um símbolo de renascimento, de ressurreição, de um nascimento de algo que estava morto. Ou seja, há o potencial (Tarot/Símbolo) de o fulano de tal voltar para essa pessoa e ambas fazerem o relacionamento delas renascer (Julgamento). Poderá ser injetada nova vida (Julgamento) na relação (pergunta feita ao Tarot).

O potencial existe. O símbolo (Arcano) que surgiu mostra isso. O restante do jogo mostrará mais detalhes sobre essa possibilidade, tais como os obstáculos, os desafios, como, quando, etc.

Então, vale a pena deixar uma imagem para retratar bem esse caráter de POTENCIAL do Tarot. Uma porta um pouco aberta, como da figura do início deste post, por exemplo. A porta é um sinal de que existe um caminho um pouco aberto (possível) de ser investido, trilhado, percorrido. Há o potencial de ir por ali. Mas precisa-se abrir efetivamente a porta e entrar por ela. Sem essa decisão e ação do consulente, ficará difícil transformar o potencial em realidade.

Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *