Futebol, eternos adolescentes e a busca de uma identidade

Nessa última terça-feira, liguei a TV à noite e estava passando o programa A Liga. O tema abordado era as TRIBOS URBANAS. Grupos de adolescentes que se reúnem e se vestem de uma forma semelhante. Cada qual com suas roupagens específicas e suas respectivas ideologias. E a busca por uma identidade ao se denominar Emo, Metaleiro, Punk, etc.
Caraca… ficou bem claro pra mim a vivência do eixo Casa 5 – Casa 11 do Mapa Astral.
A Casa 5 – domicílio do Signo de Leão – retrata a nossa identidade. Mostra o tipo de personalidade que gostamos de nos definir como “sou assim.” É o que nos destaca e afirma o nosso eu.
Já a Casa 11 – domicílio do Signo de Aquário – nos revela os grupos e os ideais sociais com os quais temos afinidade. Mostra nossos amigos e o tipo de tribo que tendemos a participar.
No caso desses jovens, eles constroem uma identidade através do grupo ao qual fazem parte. Se fazem parte de uma tribo de grafiteiros, eles se consideram e se definem como sendo grafiteiros. Identificam-se com o estilo desse grupo e agem conforme a ideologia do mesmo.
Só que não somente os jovens costumam buscar uma identidade por meio do grupo ao qual pertencem. Muitos de nós também, quando perguntados:
– Para que time você torce?
Em vez de respondermos o time para o qual torcemos (Por exemplo: torço para o Cruzeiro), dizemos:
– Eu ***sou*** Cruzeiro. ***Sou*** Tricolor. ***Sou*** corinthiano. ***Sou*** flamenguista.
E quando o time perde, estamos tão identificados com o mesmo (nossa identidade está tão linkada com o clube do nosso coração) que ficamos tristes. Se ele ganha, a vitória é como se fosse nossa. Oscilamos nosso estado emocional de acordo com os resultados do nosso time.
Então, muitos de nós, que já deixaram de ser adolescentes há muito tempo, ainda estamos atribuindo-nos uma identidade (Casa 5) baseada em determinada tribo futebolística (Casa 11).

OBS.: quero deixar bem claro que eu AMO futebol! Mas daí a considerar o time que torço como aquilo que SOU vai uma grande distância…

Muitos consideram-se atleticanos, gremistas, palmeirenses. Definem o seu eu a partir do time para o qual torcem. É uma Casa 5 que se define pela Casa 11, quando, a meu ver, quem deveria definir nossa identidade seria a própria Casa 5. E esta ser mantida, individualizada (original e independente), quando fazemos parte de um grupo (Casa 11). 
Beijãozão nocês…
Yub 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *