fbpx

Hipnose Ericksoniana e A Origem (Inception)

No sábado (ontem, dia 14/08/2010), a Cris chegou de seu Curso sobre Psicoterapia Breve Sistêmica e me contou uma técnica utilizada por Milton Erikson (http://site.suamente.com.br/biografia-de-milton-hyland-erickson/ ) em que o terapeuta utiliza três histórias. 

Ele começa a primeira e a interrompe para iniciar a segunda. Tambem interrompe esta para iniciar a terceira. Será nesta que ele colocará a mensagem que ele considera ser necessária para gerar um determinado comportamento “positivo” por parte de seu paciente. Como para ele evitar ser muito ansioso, por exemplo.

O terapeuta, então, após fechar esta terceira história com a mensagem/sugestao, fecha a segunda e, depois, fecha a primeira. Uma não precisa ter conexão com a outra. E a mensagem da terceira tem de ser sempre passada de forma indireta, como através de uma metafora, por exemplo.

Quem viu o filme A Origem notou algo semelhante, quando citei essa técnica acima, com a estratégia usada pela equipe de Cobb para inserir a ideia na mente de Ficher?

Pois é… Os três níveis… a ideia é inserida no terceiro nível. E após inseri-la, fecha-se o segundo nivel e, depois, o primeiro nível.

Será que o roteirista e diretor Christopher Nolan estudou a Hipnose Ericksoniana?

Beijaozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.