Lei da Atração/E a importância da ALEGRIA! Forçada ou Verdadeira???

Acho que uma das grandes críticas aos livros de auto-ajuda, especialmente aos voltados para a prática da Lei da Atração, diz respeito a uma suposta necessidade de estar sempre bem, alegre e pensando positivo. E talvez esse seja o tema mais mal compreendido dentro desse processo de co-criação.

Há alguns anos venho fazendo experiências comigo a respeito da importância da ALEGRIA. Agora quero compartilha-las aqui no blog, com você. Vem comigo!

Foi uma revelação pra mim saber que não importa muito o nosso PENSAMENTO, mas sim as EMOÇÕES que sentimos. Porque o que atraímos mesmo tem a ver com o que estamos SENTINDO. As emoções que os PENSAMENTOS despertam é que são o grande combustível da LEI DA ATRAÇÃO.

Li isso nos livros de ESTHER E JERRY HICKS (como no PEÇA E SERÁ ATENDIDO: APRENDENDO A MANIFESTAR SEUS DESEJOS). Mas essa clareza foi obtida num livro que não é explicitamente de autoajuda. É o livro SEMENTE DA VITÓRIA, de Nuno Cobra – que minha cunhada emprestou e depois deu para mim e para a Cris há alguns anos.

A história de Nuno com seu mestre Pedro Pexexa e o Capítulo 3 do livro são inspiradores. E nesse capítulo, especificamente, ele demonstra claramente o poder das emoções.

Quando o li pela primeira vez, aquilo fez um sentido tremendo pra mim. Mesmo porque os pensamentos não param… mesmo com a gente consciente e com a mente alerta, sabemos que é natural do cérebro humano produzir pensamentos e mais pensamentos.

Mas o grande detalhe é ficarmos atentos se estes pensamentos que surgem ininterruptamente estão provocando emoções em nós. E que tipo de emoção. Aí eu entro num ponto.

Existe a emoção da tristeza que é provocada por algum evento que nos deixou tristes (por exemplo, saber que um ente querido está doente). E existe a tristeza que é cultivada por nós, fruto de nossa reação emocional a esses pensamentos (negativos, pessimistas ou imaturos: autodepreciativos, autodestrutivos, etc).

É a essa segunda forma de tristeza que precisamos ficar espertos. Porque ela realmente gera emoções cada
vez mais danosas, as quais nos levam para o buraco. Porque acabam alimentando um tipo de energia que atrai situações afins. Tipo quando uma pessoa já se sente rejeitada, achando que se encontrar um novo par, ele irá abandona-la, trai-la e rejeita-la como já ocorreu anteriormente.

Ao manter essa certeza íntima, não tem como ocorrer diferente. Quando conhecer alguém, o círculo vicioso continuará se repetindo. Ou seja, por SENTIR-SE inferior e MERECEDORA (inconscientemente) de ser abandonada, ela irá provocar – de uma forma explícita, direta ou sutil e indireta – o abandono por parte do outro.

E um dos recursos que mais considero FASCINANTE para não nos deixar embarcar nesta furada de alimentar esses pensamentos negativos que provocam essa tristeza infantil e imatura, é a MÚSICA e a LEITURA DE LIVROS de autoajuda. Porque quando colocamos a música que nos eleva, nos inspira, nos empolga, nos ALEGRA, não tem como manter aqueles pensamentos e emoções detonantes.

OBS.: minha filha viciou no DVD da GALINHA PINTADINHA. Ela quer ouvir todo dia, quase a toda hora. Óbvio que ela não fica parada lá assistindo. O DVD fica rolando e a gente se divertindo pela casa. E o fato dela ter se envolvido tão intensamente NESTE MÊS DE MAIO com esse DVD (os volumes 1, 2 e 3) tem, a meu ver, uma forte influência em TUDO que aconteceu nesse respectivo mês em minha vida e na vida da Cris. Porque só tem música boa, gostosa, alegre… O treco é viciante mesmo… rsrs e no MELHOR dos sentidos. Voltamos a ser crianças e expressamos de corpo e alma nossa criança interior. Então, é pura alegria e diversão. Mesmo quando estou caminhando na rua, fazendo outra coisa que não seja brincar com a minha filha, eu fico cantando as canções. Elas despertam EMOÇÕES deliciosas em mim.

O mesmo pode ocorrer quando lemos diariamente trechos dos livros de autoajuda que mais nos marcaram e nos comovem. Não tem como continuar pensando pensamentos que gerarão emoções tristes.

Esses recursos são MUITO úteis quando ainda (ou nos momentos em que) não estamos dando conta de apenas observar o surgimento desses pensamentos detonantes e deixa-los ir embora SEM REAGIRMOS EMOCIONALMENTE de acordo com a carga negativa que eles veiculam e tentam nos seduzir. Tem dias que estamos tão mais sensíveis e vulneráveis a tais pensamentos e emoções que precisamos de um “tratamento de choque” – tal como ouvir regularmente esse tipo de música ou ler esse tipo de livro.

Aí teremos melhores oportunidades de sentir a VERDADEIRA ALEGRIA. A verdadeira alegria NÃO reprime a TRISTEZA, quero deixar isso bem claro. Muito pelo contrário, a vive intensamente. Até que, por aceitar a tristeza e vivê-la conscientemente, chega um ponto em que não faz mais sentido ficarmos remoendo algo triste… e vamos continuar tocando o barco de nossa jornada.

Essa VERDADEIRA ALEGRIA, a meu ver, é simplesmente o ENTUSIASMO pela vida. É sabermos que a vida é perigosa, incerta. Que somos medrosos, crianças procurando um porto seguro a cada objetivo e desejo. Reconhecer essa natureza da vida e de nós mesmos nos permite acolher o medo e nos abrir para viver a vida intensamente. Saber que em determinado instante podemos morrer ou um parente morrer, nos apavora inicialmente. Mas depois reconhecemos que essa é a realidade. Então a aceitamos e vivemos a vida de corpo e alma. E estar VIVO assim é o que nos dá A VERDADEIRA ALEGRIA. Sentir conscientemente a vivacidade de estar vivo nos alegra.

E é esse TIPO DE ALEGRIA (não uma EUFORIA ou falsa alegria por conta de uma vitória, um elogio, uma conquista – os quais são efêmeros e vão para o ralo do passado e da impermanência rapidinho) que nos move, que nos gera EMOÇÕES RESPLANDECENTES DE ENTUSIASMO E REVERÊNCIA pela existência e pela nossa natureza humana.

Viver a partir desse estado emocional de VERDADEIRA ALEGRIA abre portas e caminhos. Apresenta-nos trilhas e trajetos desafiantes e altamente enriquecedores. Enfim, nos abraça, nos aquece e nos move de uma maneira digna para o que está reservado em nosso destino. Essa sim é uma força e tanto de cocriação…

Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *