Outro ponto importante do movimento retrógrado (como o de Marte em Virgem até Abril de 2012) é a necessidade de refazer, refletir, rearranjar as situações? Assim como nas épocas em que Mercúrio está retrógrado nós temos a oportunidade de nos deparar com oportunidades há muito adiadas de ter aquela conversa (Mercúrio) com determinada pessoa, a fim de resolver mal entendidos e ter um maior entendimento com a mesma, Marte retrógrado também apresenta algo assim. Com a diferença que terá a ver com as circunstâncias marciais.
Marte é a nossa vontade e o nosso impulso para a independência, a autoafirmação, a liderança e a conquista de nossas metas. É a energia física para realizar nossos projetos pessoais. Consequentemente, neste período, nossos projetos (Marte) de trabalho, de estudo, de organização, de dieta, de saúde e de exercícios físicos (Virgem) enfrentam consideráveis barreiras. Nos pequenos (Virgem) obstáculos e atrasos (Retrógrado) à nossa vontade, ao que queremos (Marte) de trabalho, de competência, de organização, de eficiência e de saúde (Virgem) estarão o potencial de uma irritação acima da média. Marte é o planeta da violência, da guerra, da raiva. E não gosta de estar com o freio de mão puxado (movimento retrógrado). Nossa impaciência, raiva, irritação, pessimismo poderão atingir níveis fortes em nosso cotidiano, com a explosão de nossa insatisfação por conta da ineficiência das pessoas, da falta de praticidade, competência, planejamento dos outros. Assim como diante da chatura dos outros por serem tão exigentes, e nos cobrarem tanto.
Aí entra um detalhe. Essa irritação com uma exigência acima da média do outro provavelmente será uma projeção de nossa própria autocobrança. Virgem é um Signo exigente, perfeccionista. Por isso é considerado cri cri, chato, pois cobra nada mais do que um desempenho impecável, em cada pequena – e necessária – tarefa a ser realizada. E estamos assim conosco e com os outros. E ao manifestar essa cobrança sobre outro ou achar que o outro está nos avaliando milimetricamente poderá nos tirar do sério.
Como Virgem é um signo que não gosta de manifestar explicitamente a raiva – pois se sente inferior a qualquer outro e fica, portanto, culpado quando exige do outro um algo a mais. É como se ele é que sempre precisasse ter de melhorar, se aperfeiçoar, atingir um outro nível de competência para não cair nesse nível humanamente imperfeito de chatice e cobranças. A culpa não é do outro. É dele. Se ele agisse com mais qualidade, tivesse mais habilidade, aptidão, competência e capacidade, não precisaria ficar irritado com o outro (não precisaria se mostrar de um jeito que detesta: humano e imperfeito).
Então, por receio de se mostrar um ser comum, normal (“humano e NATURALMENTE imperfeito”), poderemos correr o risco de não esbravejar, não expressar nossa raiva, insatisfação. E o resultado: SOMATIZAÇÃO! Ou seja, apresentarmos uma dor de garganta, uma dor de cabeça, enfim, algum sintoma recorrente. Justamente como reflexo de nossa autorrepressão culposa por sentir algo feio, sujo: uma emoção de raiva.
Assim, preste atenção ao que está reprimindo de pequenas irritações cotidianas. Perceba as sensações que tem e busque expressa-las – sem considera-las ruins, feias, sujas. Virgem precisa aprender a transmutar cada faceta da natureza humana, aprendendo a aceitar compassivamente as impurezas e imperfeições – tal como Peixes (seu Signo oposto) sabe tão bem fazer.
Beijãozão nocês…
Yub