fbpx

Minha visita ao Museu de Imagens do Inconsciente

O inconsciente me fascina. Na verdade, os mistérios da vida e da psique me fascinam. Na semana passada, tive a oportunidade de ir com a Cris ao RJ e visitar o Museu de Imagens do Inconsciente.
Depois de quase duas horas de percurso de metrô e ônibus de Copacabana até o Engenho de Dentro, chegamos ao museu. Este é uma ala do Instituto Municipal Nise da Silveira, o qual trabalha com saúde mental. Impressionante como o mergulho nas obras me deram um novo ânimo. Estava cansado do trajeto que fizemos sob um baita sol e calor. Mas quando entramos no prédio com as obras de arte criadas pelos pacientes, foi uma renovação, um mergulho restaurador.
Fiquei impressionado com a paixão dos funcionários dali. Fomos muito bem recepcionados. Conversamos com várias pessoas que trabalham lá. Cada uma demonstrou o quanto acredita no ideal que inspira esse trabalho. Os funcionários comprovam na prática o resultado positivo desse trabalho na vida dos pacientes. É inspirador ouvir o relato deles, verificar como é realizada a tarefa deles e encontrar uma equipe realmente motivada. É difícil encontrar esse tipo de postura em insituições ligadas à saúde pública. Achei MUITO bacana!
Comprei a biografia da Nise da Silveira, a discípula de Jung que revolucionou a saúde mental e trouxe ao Brasil a Psicologia Analítica.
Tive, inclusive, de cumprimentar tanto Jung quanto Nise.
Foi um prazer conhecê-los. rsrs
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.