fbpx

O direcionamento no estudo e prática do Tarot.

Quando comecei a estudar o Tarot, eu me preocupava bastante em aprender os significados de cada símbolo de um Arcano. E também o conjunto de símbolos presente numa Carta. Considerava que sabendo bem os possíveis significados de um Arcano, iria me dar bem ao fazer a interpretação de um jogo de Tarot.
Porém, não foi o que aconteceu. Sabe por quê? Porque eu realmente sabia os significados de um Arcano. Mas não era o suficiente. Eu não conseguia aplicar esse saber de uma maneira prática, que fizesse sentido para quem vinha se consultar comigo (no início, amigos e primos). Não era capaz de traduzir esses significados para uma linguagem simples e apropriada para o contexto de cada questão.
Foi aí que percebi que o aprendizado do Tarot precisava levar em consideração outros detalhes. Os mais importantes: a capacidade de adequar especificamente um Arcano para uma situação e ter MÉTODOS de Tarot que melhor respondessem a determinado tipo de pergunta. Nem me preocupava com um MÉTODO. Achava apenas que bastava saber os significados de cada Arcano. Doce ilusão.
Ao levar esses detalhes em consideração, eu percebi o poder de direcionamento que existe nessa adequação de um Arcano para uma questão e na escolha de um Método apropriado. São as fôrmas que assentam a leitura eficaz de um jogo de Tarot. Sem elas, fica tudo muito solto, teórico e ineficaz.
Com o tempo, fui encontrando muita gente que sabia os significados dos Arcanos de uma maneira bem melhor que a minha. Mas na hora H, de responder determinadas dúvidas, eu me saía melhor. Porque eu tinha em mente como traduzir aquele simbolismo de forma prática, objetiva, clara e apropriada à questão abordada.
Foi justamente por perceber o valor desses detalhes para uma interpretação eficaz do Tarot que elaborei o meu Curso via internet para ensinar não somente os significados de cada Arcano, mas também sua aplicação prática numa leitura. E criei o Blog para mostrar o quanto cada Arcano tende a funcionar de um modo todo especial dependendo da Casa e do Método que se utiliza para jogar o Tarot.
Eu só fui realmente enxergar essa realidade desafiante das interpretações tarológicas quando entrei na internet. A partir de minha participação nas listas de discussão do yahoogrupos e das comunidades do orkut sobre o TAROT que fui aprender a direcionar meu saber dos Arcanos de uma forma prática e eficiente.
É o que busco compartilhar hoje em dia. Porque sei, por experiência própria, o desafio que é aplicar o que sabemos de cada Carta numa leitura de Tarot.
E é por isso que torço para cada dia vir mais pessoas que AMAM o Tarot aqui no Blog para compartilhar suas experiências com cada Arcano em determinada Casa do MÉTODO Mandala, do Templo de Afrodite e do Arcano do Dia, por exemplo. Parece que, para isso, terei de iniciar essa dinâmica. Ou seja, creio que preciso dar os primeiros passos (comentários nos respectivos links), a fim de incentivar os ouros a fazerem o mesmo: dizer o que viveram quando Arcano X estava presente na Casa Y do Método Z.
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.