O Enamorado: clareza sobre a dúvida ou não?

Um aluno meu (do curso de Tarot via internet) me fez uma pergunta bem interessante sobre o Enamorado. E depois sobre a comparação entre esse Arcano e A Justiça em termos de decisão.
Compartilho com vocês o papo que estabelecemos.


ALUNO Y:
– o arcano enamorado fala de renúncia. mas essa renúncia é aquela que implica em sacrificio? por exemplo, num relacionamento, o enamorado pode indicar uma situação na qual teremos que desconsiderar nossa vontade em prol do parceiro ou da relação?
 
YUB: a renúncia do Enamorado é aquela que a gente renuncia à escolha mais CÔMODA e vamos em busca da opção que demandará mais MATURIDADE, RESPONSABILIDADE.
 
A gente pode até colocar a desculpa na pessoa parceira ou na relação, mas, no fundo, é o nosso comodismo que nos impede de decidir.
 
Por exemplo: manter uma relação de namoro comodamente, poque já estamos acostumados com a vida com tal pessoa. Mas nosso coração bate mais forte por outra e há a oportunidade de nos relacionar efetivamente com esta.
 
Porém, como será uma relação bem mais madura e que demandará risco e responsabilidade maiores, damos a desculpa que não nos separamos de quem estamos atualmente por causa dessa pessoa ou da relação com esta. Mas, no fundo, é nosso comodismo que nos impede de romper de forma madura com quem não nos sentimos mais ligados e iniciar uma relação compromissada com outra.
 
ALUNO Y:
– nas decisões do enamorado, as condições que envolvem cada opção da escolha são sempre muito claras? ou a dúvida ocorre em parte porque não sabemos quais as consequências de cada opção?
 
YUB: a dúvida no ENAMORADO é sempre muito clara entre duas (ou mais) opções. E sabemos sim quais serão as consequencias de cada decisão.
 
ALUNO Y:
– tanto a justiça quanto o enamorado parecem incentivar a decisão madura, partindo da conciliação. qual seria a diferença entre os critérios que cada arcano “utiliza” para decidir?
 
YUB: o enamorado utiliza mais o coração, o afeto, os sentimentos para decidir. A justiça não, é bem mais racional e nem um pouco emocional.
 
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *