No dia 29/12/11, eu recebi este email da minha Querida amiga Patricia Filipetto:
Ei Cris! Ei Yu!
Tudo bem por aí? E a mudança? Podem contar com a minha ajuda, ok?!!
Bem…
Uma amiga da minha mãe… me ligou no natal… me contando a seguinte situação:
Da noite do dia 24/12 para o dia 25/12 até a noite do dia 06/01 – que dá doze dias – costumamos sonhar.
E estes sonhos revelam como será nosso ano, a tendência do nosso ano mês a mês.
Cada dia, cada sonho, representa um mês do ano.
Não sei se vocês já escutaram esta estória…
Estou tentando anotar meus sonhos… mas está muito dificil…
Como sei que vocês anotam os sonhos…………….
Beijos com saudade
Pati
YUB: eu nunca tinha ouvido falar nisso. Mas deixei a ideia comigo. Ela, de alguma forma, fez sentido pra mim.
Então, ontem, caiu a ficha!
Eu percebi a associação entre os Ritos de Passagem e os Sonhos. Ritos de passagem são aquelas experiências marcantes envolvendo uma mudança. Por exemplo, a adolescência (saindo da fase infantil e a caminho da fase adulta), o casamento, a perda de um emprego, ir morar sozinho, saída da casa dos pais, a morte de um ente querido, etc.
Enfim, as transições envolvendo o fim de um ciclo e o início de outro são consideradas ritos de passagem. E aí me lembrei de um sonho que tive quando comecei a namorar a Cris. Eu fui compreender os significados dele na primeira palestra que assistimos juntos. Foi a ministrada por um Psicólogo Junguiano lá na Editora Vozes, da Rua da Bahia.
Ele falara que sonhos com CORTES (exemplo, as pernas sendo cortadas por algum objeto, tais como uma faca, espada ou outro tipo de lâmina) representam bem um sonho típico de uma fase transitória. Porque os índios (não me lembro agora de qual tribo) costumam fazer um ritual envolvendo cortes na pele daquele que está para atingir um novo papel no clã. Esses cortes fazem parte de um rito de passagem.
Ao me lembrar desse, eu passei a me lembrar de outros sonhos em fases de forte transição em minha vida. E também me recordei de Jung falando que nessas fases marcantes de mudança na vida, o inconsciente traz à tona nos sonhos conteúdos que revelam a importância desses ciclos que terminam e se iniciam. Os sonhos nestas etapas da vida são bem impactantes. E foi o que aconteceu comigo justamente no dia 31/12/11. Foi um sonho muito forte. Só para terem noção, eu e um amigo meu buscávamos ressuscitar o corpo de Jung. Nós havíamos guardado o corpo de Jung desde a sua morte.
Então, o início de um ano e o fim de outro revelam uma forte transição. Há no inconsciente coletivo essa expectativa repleta de promessas, esperanças, sonhos e projetos para o ano que se inicia. Há vários rituais no Reveillon. Esta festividade por si só pode ser vivida conscientemente como um rito de passagem, nos preparando internamente para o ano que virá.
Com essas percepções, entendi e enxerguei a validade desse recado da amiga da mãe da Pati.
E vocês? Tiveram sonhos marcantes no final de 2011 e início de 2012?
Beijãozão nocês…
Yub