Palestrinha sobre o Arcano do Dia/Tarot!

Esse Sábado, Dia 07 de Agosto de 2010 (sim, o do fim do mundo, o da configuração tensa da cruz cardinal!!), foi a formatura de um delicioso e enriquecedor curso de Tarot que fiz com minha professora Luciene Ferreira. Esse curso que ela ministrou durante o primeiro semestre chama-se: Técnicas Avançadas de Tarot.
Na formatura, ela pediu para cada aluno preparar um tema e dar uma palestra de, no máximo, quinze minutos. Então, falei sobre minhas experiências com o Arcano do Dia. Compartilho aqui com vocês o que expus pra galera no sábado passado.
Eu venho tirando uma Carta todo santo dia pela manhã. Pode ser tanto um Arcano Maior quanto um Menor. Embaralho todos os 78 Arcanos e tiro um deles. Essa Carta será a que refletirá a dinâmica essencial deste dia que viverei. Exato! Eu não olho qual Arcano saiu. Somente à noite, um  pouco antes de dormir, eu viro a carta e fico sabendo qual Arcano eu havia tirado pela manhã.
Tem sido MUITO bacana essa experiência. Eu, há alguns meses, tinha tentado tirar um par de Arcanos para simbolizar as vivências do dia. Porém, não conseguia ver com tanta clareza a manifestação prática do respectivo par. Então, passei a tirar apenas uma carta. E fico cada dia mais impressionado com a precisão de tal simbolismo em meu cotidiano.
Na verdade, antes de fazer essa experiência com o Arcano do Dia, eu considerava que tudo aquilo que eu fosse viver durante um dia estaria sob a égide de tal Carta. Mas não tem funcionado assim não. O que tem acontecido é que alguma experiência mais marcante ou uma tônica preponderante durante determinado dia estão refletidas no Arcano, mas não tudo.
Essa prática de tirar um Arcano do Dia tem me mostrado alguns detalhes bem bacanas.
Além do fato de me ensinar a ver melhor a interpretação prática, a manifestação evidente do que cada Arcano representa, tenho percebido na repetição em vários dias de uma mesma Carta a necessidade de se trabalhar melhor os significados da mesma.
Porém, o que tem sido mais marcante ocorreu na “caída de ficha” de um dia em Julho. Eu estava no sítio com a Cris. Nesse dia, nós proseamos bastante sobre projetos profissionais de cada um e de nós dois, enquanto casal, queremos realizar.
Quem conhece o Método Mandala de Tarot sabe que as Casas associadas às questões profissionais são as Casas 2, 6 e 10. E justamente nesse dia, em que a tônica maior foi essa prosa entre mim e a Cris sobre essa esfera profissional da minha vida e da nossa vida, saiu o Arcano Menor que ocupa a Casa 2 de meu Mandala atual.
E sabe o que isso gerou? Uma compreensão melhor de algo que ainda não tinha entendido sobre minha vida profissional, porque eu não havia conseguido interpretar com clareza quais os possíveis significados desse Arcano Menor ali, presente em minha Casa 2.
Nesse dia, por ter saído esse Arcano, ficou bem claro para mim, a partir do que eu e a Cris conversamos, quais os exatos significados dele para eu compreender certos detalhes de minha vida profissional. Achei SENSACIONAL isso!
Como se não bastasse, quando caiu a ficha dessa compreensão desse Arcano Menor ao final do dia, quando vi que ele era o Arcano do Dia, exatamente quando proseamos sobre as questões profissionais, sabe o que ocorreu?
Tive um sonho muito impactante e esclarecedor nessa noite que me ajudou a compreender com ainda mais clareza o porquê daquele Arcano Menor estar representando certas questões profissionais desta atual fase de minha vida. A união posterior entre o que sonhei na mesma madrugada em que à noite vi qual era o Arcano daquele dia foi algo bem marcante para eu compreender com muita lucidez o que até então não conseguia.
Então, o que falei para o pessoal da turma de sábado foi o quanto o Arcano do Dia pode nos ajudar a compreender determinado jogo de Tarot que tiramos, tal como o Mandala ou o Peladàn. Pois se tal Arcano do Dia é o mesmo presente em algum método de Tarot que jogamos, o que foi vivido de forma bem significativa naquele dia nos trará belas respostas sobre o significado do mesmo nesse respectivo jogo.
Aqui está a foto com minha professora Luciene Ferreira fantasiada de Cigada:
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *