Signo de Áries e a saga do herói exemplificados em Lima Duarte

Sempre admirei o ator LIMA DUARTE. Algo nele me chamava a atenção. Creio que seu ar sábio. Ou suas habilidades comunicativas.

Vi na chamada do Fantástico que haveria um quadro com ele. Não pude ver o programa no Domingo. Ainda bem que existe a internet, o youtube. Fui lá e assisti. Na verdade, me deliciei pelos “causos” bem mineiramente contados por Lima Duarte.

Você não viu? Aqui está:

http://www.youtube.com/watch?v=cSc1ejJ3kso

Lima Duarte é o nome artístico de Ariclenes Venâncio Martins. Ele nasceu dia 29/03/1930. Não sei o horário de nascimento. Eis o Mapa Astral dele (com o horário de meio dia):

Achei muito interessante a Lua estar em Peixes. No vídeo, ele conta o seguinte sobre sua mãe:

Ela vinha me bater, mas acabávamos dançando. A Lua no Mapa Natal representa a nossa relação com nossa mãe. Está no signo de Peixes: um signo que prefere a arte à violência. Sua força está no seu talento artístico. E o que ficou marcado na vivência de Lima Duarte a respeito da mãe (Lua) foi justamente esse vínculo emocional, sensível e artista por meio da dança (Peixes) quando esta queria bater nele. A Lua está em trígono com Plutão em Câncer.

Pessoas com Lua em Peixes costumam ter uma ligação simbiótica, apegada e umbilical com a mãe. É um laço quase místico (Peixes) com a mãe (Lua). E vocês viram o contexto para a criação do nome LIMA DUARTE??

Ele começou a trabalhar numa rádio (Arte = Peixes). Mas seu nome não foi aceito. Ligou para a mãe e pediu-lhe a indicação de um nome artístico. Ela, então, a mãe (Lua) lhe disse para colocar o nome do guia espiritual (Peixes) dela: LIMA DUARTE! UAU… Show demais, né?

E o pai do ator? Quem nasce sob o signo de Áries tende a ter um vínculo combativo (Áries) com o pai (Sol). O pai (Sol) pode ser um cara estimulador, incentivador, motivador, inspirador (Áries). Ou um bronco, violento, agressivo, ríspido (Áries). De ambas as formas, é um pai (Sol) que visa a independência (Áries) do filho desde tenra idade.

Vá seguir o seu caminho! Enfrente o desconhecido! Você tem força para tal! São os recados de um pai ariano. Na verdade, representa o modo como o filho com o Sol em Áries tende a ver o pai. Porque está na sua psique a necessidade de buscar logo seu espaço no mundo, enfrentando-o como um herói. Áries quer uma vida mítica. Precisa encarar o dia-a-dia como uma saga, uma aventura repleta de desafios.

Com 14 anos, Lima Duarte foi lançado ao mundo (Áries) por seu pai (Sol). Vejam no Mapa do ator o stellium nesse Signo. A inquietude e o espírito de desbravador (Áries) estão acentuados (Stellium: três ou mais planetas num mesmo signo). Sem contar que esse mesmo Sol em Áries está em conjunção com Urano – o rápido, o rebelde, o independente. Não tinha como… Estava escrito nas estrelas que Lima Duarte buscaria seu lugar ao sol desde cedo, arriscando, ousando e enfrentando o desconhecido (Sol-Urano em Áries).

E fez isso inicialmente por meio da fala (Mercúrio). Ele trabalha na rádio, usando a sua voz (Mercúrio). Buscava uma identidade (Sol) por meio da sua comunicação, da sua expressão, da sua voz, da sua fala (Mercúrio). E o fazia de um jeito diferente, até mesmo excêntrico: “a voz de suvaco”. A voz fininha. A voz que saía de qualquer lugar, menos do lugar comum. Urano detesta lugares comuns, tradição, convenção. A voz (Mercúrio) de Lima Duarte chamava a atenção por ter algo diferente (Urano). E definia a sua identidade – e a de seus personagens (Sol) – por meio de uma entonação (Mercúrio) diferente (Urano).

Enfim, eis uma Mapa Natal que poderíamos falar deliciosamente por linhas e linhas, por frase e mais frases, parágrafos e mais parágrafos.

Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *