Não sei se você sabe. Eu tenho um bloquinho de anotações. Ali escrevo ideias para artigos (tanto para publicar aqui no blog quanto no Personare).
Ontem, eu tive uns vislumbres sobre o que escrever a respeito do Arcano 20 do Tarot: O Julgamento. E pensei:
– Aposto que amanhã, ao tirar o par de arcanos do dia, sairei com o Julgamento!
Dito e feito! rsrs Acabei de tirar o Tarot aqui para saber sobre esta minha quinta-feira. E ele deu o ar de sua graça.
O mais engraçado é que, muitas vezes, quando saímos com o Julgamento num dia, tendemos a ter acordado mais cedo neste dia. Mais cedo que o costumeiro. E, claro, isso ocorreu hoje comigo. rsrs
Por quê?
Porque já reparou naquela trombeta do anjo ali? Faz lembrar aquele toque matinal que costuma ocorrer em algum quartel de exército. Alguém toca o instrumento e acorda todo mundo cedaço!!!!
– Tá na hora, cambada! Acorda!!
E o que esse gesto quer dizer?
– Tá na hora, cambada! Acorda!
Exatamente! O Julgamento está mostrando que é chegada a hora. “É o trem das setes horas, é o último do sertão”, como cantava Raulzito.
Simboliza a importância de DESPERTAR. De ter um olhar mais aberto e uma postura renovada diante da existência. Uma postura mais madura e responsável. Um comprometimento bem bacana.
Veja que o anjo da carta está despertando pessoas que estavam mortas. As tumbas se abriram. Os mortos despertam.
Por isso o Julgamento é associado com a habilidade de fazer renascer certas características e atitudes (ou dons!) que estavam dormentes, inconscientes, acomodadas.
– Tá na hora, cambada! Acorda!!
Trazemos à tona uma nova atitude existencial. Agora enxergamos com mais lucidez determinadas questões. E, por isso, com esse olhar mais “puro” (as pessoas estão nuas na carta), encaramos a vida com maturidade.
E gratidão, claro! Veja que elas estão erguendo os braços, em sinal de agradecimento aos céus, ou em gestos de oração (como em outros baralhos). Nada melhor do que enxergarmos certas questões sem os véus da ilusão. Somos gratos também pela nova oportunidade: a de renascer, redespertar. Uma bela renovação. Uma surpreendente renovação.
– Tá na hora, cambada!! Acorda!!
Beijãozão nocês…
Yub