Enviei às listas do yahoogrupos das quais participo a mensagem que eu e a Cris escrevemos a respeito de vícios. E obtive algumas respostas, reflexões e questionamentos bem bacanas sobre a tentativa de associarmos os vícios à astrologia.
Uma AMIGA ESCREVEU:
Me ocorreu um raciocínio astrológico sobre o tema dos vícios e da “homeostase” .
Gostaria que vc Yub, ou alguém que também entende de astrologia comentasse se faz sentido o que eu pensei…
A casa relacionada aos vícios na mandala astológica é a casa 12 certo?
YUB: se a gente encarar os vícios como uma FUGA À REALIDADE – tal como eu e a Cris abordamos no artigo – a CASA ASTROLÓGICA envolvida pode muito bem ser a Casa 12. O Planeta NETUNO (e também JÚPITER e VÊNUS). O Signo de Peixes (e os SIGNOS DE ÁGUA E DE FOGO).
Mas isso é de uma forma bem simplista. Creio que os VÍCIOS representem algo mais do que a FUGA À REALIDADE.
No Globo Repórter dessa 6a.feira, por exemplo, vimos VÁRIOS exemplos do quanto a COMPULSÃO é uma forma de VÍCIO. Será que COMPULSÃO pode ser vista como uma fuga à realidade??? Não sei…
E a COMPULSÃO pode, astrologicamente falando, envolver PLUTÃO, CASA 8 e ESCORPIÃO na jogada. Além da LUA. Afinal, se uma pessoa tiver LUA em CONJUNÇÃO COM JÚPITER em TOURO na casa 2, por exemplo, pode precisar – para se sentir NUTRIDA (Lua) – de comer (Touro) EXAGERADAMENTE (Júpiter) e, com isso, se sentir segura (Casa 2). Ou comprar (Casa 2) muito (Júpiter), a fim de se sentir nutrida (Lua) com o que possui (Touro/Casa 2). E isso pode levar à COMPULSÃO em comer e comprar.
a mesma amiga refletiu:
E a 12ª casa da casa 12 é a 11, a casa dos amigos.
Ou seja, os inimigos ocultos dos vícios seriam os grupos de amigos (?!)
YUB: gostei disso, minha Linda!! Muitas pessoas dizem que seu filho entrou no mundo das drogas por causa das “más companhias” (Casa 11), certo?? Eu só não acho que poderíamos generalizar. Porque há pessoas extremamente SOLITÁRIAS, sem amigos, que são viciadas em algo. Ou seja, os amigos podem não ter tido influência alguma no vício dela.
Ela escreveu:
Faz sentido, do ponto de vista astrológico, dizer que ocultamente alimenta um vício é o grupo de amigos??
YUB: nem sempre. Mas poderemos dizer que uma forte influência negativa (Casa 12) pode vir sim dos amigos (Casa 11) para alguém se viciar (Casa 12).
No caso da COMPULSÃO ser um VÍCIO e eu crer que tenha a ver com Plutão, me fez tentar associar a posição de Casa de Plutão no nosso Mapa Natal e a nossa TENDÊNCIA a ser COMPULSIVO no que diz respeito à mesma.
Ou seja, me identifiquei MUITO com a surfista (no programa GLOBO REPÓRTER) que era obcecada com alimentação e exercícios físicos. Eu tenho uma forte tendência a ser COMPULSIVO (Plutão) no que tange a cuidar do meu corpo (Casa 6) em termos de alimentação, exercícios físicos, etc. na busca da integração corpo-mente-espírito (Casa 6).
Uma pessoa com Plutão na Casa 2 PODE ser COMPULSIVA (Plutão) no que tange a ter (Casa 2), a possuir (Casa 2). E, com isso, pode querer comprar (Casa 2) compulsivamente (Plutão) o que deseja (casa 2) para ter, ter, ter (Plutão na 2). Seu medo de perder (Plutão) o que tem (Casa 2) e lhe dá estabilidade (Casa 2) é tão intenso e profundo (Plutão) que PODE leva-la a possuir (Casa 2) compulsivamente (Plutão).
Cabe a cada um de nós avaliar se existe mesmo essa tendência compulsiva – que nos levaria a um vício – por meio das questões da Casa Astrológica na qual Plutão se encontra em nosso Mapa Natal!!
Beijãozão nocês…
Yub
|
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 – Celebridades – Música – Esportes