Heath Ledger: Reflexões sobre o Coringa e o Ator.

Eu tenho a crença de que NADA É POR ACASO. Há alguns anos, comecei a notar as semelhanças entre o personagem que um ator decidia interpretar e o próprio ator. Comecei a perceber o quanto a pessoa vive certas facetas de sua própria personalidade ou de seu atual momento existencial através do personagem que representa (seja na TV, no teatro ou no cinema). Fiquei assombrado com a constatação da máxima: “a arte imita a vida.”
Meu super-herói favorito é o Batman. Depois dos filmes BATMAN BEGINS e BATMAN CAVALEIRO DAS TREVAS, fiquei ainda mais fã de Batman. Logo quando comprei o DVD desse último, vi o making off (AMO making off!!). Fiquei ainda mais assombrado com o envolvimento de Heath Ledger neste papel: o CORINGA!!! Só de ver o filme, esse impacto nos atinge como um raio.
Então, recentemente, decidi fazer as associações entre o ator e seu personagem. Resolvi pesquisar o Mapa Astral do ator, os trânsitos (astrológicos e numerológicos) que ele vivia no dia 22/01/2008 (quando morreu) e fazer uma associação com o CORINGA. Fiquei impressionado.
Um tema que me chamou a atenção no filme foi o papel anárquico do Coringa. O agente do caos. Ele usa o poder (psicológico e financeiro) como fonte do caos. Heath Ledger tem Urano em Escorpião na Casa 08.
O poder psicológico e financeiro (Escorpião na Casa 8) são vividos de uma forma anárquica, livre e revolucionária (Urano). Existe o caos uraniano. Mas também existe o caos do Signo de Peixes. Não há signo que simbolize melhor uma homérica confusão. Peixes simboliza tudo. É a mistura de tudo, dos níveis mais profundos ao mais superficial. E é o Signo domiciliado na Casa 12: a das prisões, do cárcere da alma. Repare na foto acima: ele está colado a uma cela, à vontade naquele ambiente.
Heath Ledger tem nada mais nada menos que um Stellium (três ou mais Planetas) no Signo de Peixes: Vênus, Mercúrio, Marte e o Nodo Sul nesse Signo. Ele tinha facilidade em mergulhar numa personagem e se deixar mediunizar (Peixes) por tal personagem. O risco, claro, era o de se submergir e afogar (Peixes) na representação da personagem. Peixes também é o camaleão. Não é à toa que é considerado o Signo do Artista: capaz de representar vários papéis e trocar tais roupagens como um cameleão.
Por meio dessa camuflagem, da expressão da confusão ilusória, Peixes leva o caos para a vida ao seu redor. O Coringa, um mistério pisciano, assim o fez. Trouxe o caos para Gothan City.
Para intensificar ainda mais a capacidade de Heath de sentir o que o outro sente (característica típica dos Signos simbolizados pelo Elemento Água: Peixes, Escorpião e Câncer), o ator tinha a Lua e Júpiter em Câncer. 
Creio que a dificuldade em largar a máscara do personagem pode ser acentuada quando um ator ou uma atriz vivem uma fase (segundo os seus trânsitos astrológicos e numerológicos) semelhante à vivida por sua personagem.
No caso dele, Plutão transitava pelo final do Signo de Sagitário. E fazia Quadratura com sua Vênus e seu Marte em Peixes. Uma fase plutoniana de expurgo, de lidar com as sombras, de saber manusear o poder para renascer das crises. Sem contar que Heath Ledger era um plutoniano nato. Ele tinha Sol em Oposição a Plutão. Além de Lua em Quadratura com Plutão. 
Ser ele mesmo, expressar sua identidade (Sol) trazia dificuldades de conciliação (Quadratura) com a família, com a mulher, com a segurança emocional e familiar que tanto precisava para sentir-se nutrido (Lua em Câncer). Ainda mais que ambos – Sol e Lua – estavam em aspecto desafiante com Plutão: o senhor do inferno. 
Com Coringa, Heath tinha a oportunidade de viver esse lado plutoniano. Ele adentrou no submundo do crime (Plutão) com esse personagem. Anteriormente, ele vivera um personagem que jogava à sociedade a necessidade de lidar com o tabu da sexualidade em Brokeback Mountain. TABU é terreno de PLUTÃO. É tema plutoniano.
Pessoas com Peixes, Casa 12 e Netuno em destaque no Mapa Natal precisam ter muito cuidado com drogas (remédidos e drogas mesmo). A sensibilidade aos efeitos de tais drogas é maior na vida de quem tem esses posicionamentos astrológicos em destaque. Além de terem maior necessidade de sono para recarregarem a bateria e terem energia no dia-a-dia. 
Heath, na época de sua Morte, estava com o Trânsito de Marte em Quadrutura com seu Marte-Vênus Natal em Peixes. Marte transitava por Gêmeos. Quem acompanha seus próprios trânsitos astrológicos sabe o quanto um trânsito de Marte aspectando nossos Planetas Natais é uma época de muita atividade, desafio. Quase não dá tempo pra gente respirar, tamanho o pique de energia.
Quando tal trânsito de Marte forma aspecto desafiante (como a Quadratura) com nossos Planetas Natais, corremos o risco de desperdiçar nossa energia (Marte) e nos consumir demais em muitas atividades (Marte), gerando problemas com entre descanso x atividade. E isso é sinônimo de ANSIEDADE.
Ele parece que estava nessa fase de dificuldades de dormir/descansar e muito trabalho/atividade… E parece que morreu (dormiu) com o excesso de medicamentos (Peixes). Eu disse PARECE porque não há como pedir que a vida do cara com esse Stellium em Peixes tenha clareza… Tudo será coberto pelas névoas netunianas…
Beijãozão nocês…
Yub
  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *