É impressionante o quanto tenho visto nos jogos de Tarot voltados para o Amor que tenho jogado para meus clientes o seguinte detalhe.
Os Arcanos Menores de Número 4 (4 de ouros, 4 de paus, 4 de espadas e 4 de copas) simbolizam o forte apego de um dos parceiros. É a possessividade e a não aceitação de que algo mudou. Muitas vezes, a relação já até acabou (vide o exemplo de uma cliente amiga querida mais abaixo neste post), mas um dos parceiros não aceita e continua ali, apegado, agarrado, querendo prender o outro.
Os Arcanos 4 são os mais resistentes à mudança. Eles se aferram ao que foi conquistado no passado e tentam manter essa conquista a todo custo. Tentam prender, não soltam, ficam apegados. Aprisionados na relação e tentando aprisionar o outro.
Geralmente, são muito focados na segurança que o outro representa para si. Muitas vezes, sentem-se como se o chão tivesse ruído sem a presença do outro, sem o vínculo com o outro.
O 4 é teimoso à beça. Por isso teimam em insistir que ainda são namorados, noivos, casados. Mesmo com o outro falando explicitamente que a relação acabou…
Minha cliente autorizou a divulgação de seu Templo de Afrodite. Claro que não revelando seu nome e nem o de seu parceiro.
Eis os pares de Arcanos para cada um.
MINHA CLIENTE SEU PARCEIRO (e agora ex)
Casa 01: temperança / rei de paus Casa 02: louco / 4 de ouros
Casa 03: diabo / as de ouros Casa 04: morte / 4 de paus
Casa 05: força / 10 de espadas Casa 06: lua / 7 de espadas
Casa 07: julgamento / as de copas
Quando ela me encomendou a consulta de Tarot via internet, ela e ele estavam em crise. Ela via os problemas e ele não. Custou a admitir. E aceitou fazer terapia de casal para tentar resgatar (Julgamento) o amor (as de copas). A Casa 7 – o futuro da relação – mostrava essa perspectiva.
Mas todo o processo que envolveu o antes da terapia e o durante foi muito desgastante para minha cliente. Ela percebeu que não tinha mais como se relacionar, porque alguns objetivos que ela tinha para a relação, que são primordiais para ela em termos de família, não eram aceitos nem comungados por ele. Como engravidar, por exemplo.
Ele não queria. Ela queria MUITO. E, claro, vários outros detalhes e divergências desgastando a relação.
Porém, veja lá os Arcanos dele!! Além dos apegados 4 de ouros e 4 de espadas, ainda tem a apegada LUA… Ele não aceita que a relação acabou, quis intensificar a frequência na terapia de casal.
Ela já viu que deseja apenas a amizade (Temperança). E quer a todo custo (Força) colocar fim a esse sofrimento (10 de espadas), porque seu amor acabou (10 de espadas).
O detalhe é que ainda está ligada a ele materialmente (Diabo + as de ouros). Eles têm patrimônio (ouros) em comum que precisam ser divididos. Agora, ele com aquele 4 de ouros ali, vai empacar e não vai querer perder nada, inclusive materialmente. Ele ainda quer preservar não somente os bens em comum, mas a relação, pois está apegado à segurança (4 de ouros) que ela representa para ele.
Enfim, esse é um exemplo de caso envolvendo os Arcanos Menores de número 4 que ressaltam essa questão do apego a alguém e a uma relação, não admitindo que ela terminou, que acabou.
Beijãozão nocês…
Yub