fbpx

Netuno e sua vivência no filme "Lágrimas de Felicidade"

Ontem, eu e a Cris assistimos um filme que é a pura expressão de Netuno. É daqueles que a gente apresenta para uma turma que estuda Astrologia ou em uma palestra. Porque é muito didático para quem quer aprender de forma mais prática como é viver o que esse Planeta simboliza. É o filme Lágrimas de Felicidade.
Netuno simboliza a ilusão. Uma pessoa com Sol-Netuno (e/ou Netuno na Casa 4 ou 10) tende a idealizar (netuno) o pai (Sol/Casas 4 e 10). Ela coloca o pai numa redoma, colorindo-o com uma aura que a impede de enxergar certas feiúras e imperfeições da figura paterna.
Na verdade, Netuno detesta a verdade nua e crua. Prefere a fantasia. Ignora os traços imperfeitos e imagina uma realidade (não somente do pai, mas da vida como um todo) repleta de colorido.
E a personagem Jayne (Parker Posey) é tipicamente netuniana. Vira e mexe ela foge para o mundo do imaginário (Netuno). O filme retrata isso de uma forma genial. Em certos encontros, conversas e situações, principalmente as áridas (as duras realidades da vida), Jayne dá asas à fantasia e escapa daquilo que está sendo falado, vivido e mostrado de aridez existencial.
Um exemplo perfeito (opa, que palavrinha mais netuniana) é quando o médico lhe dá a notícia da doença de seu pai, os sintomas que ele poderá manifestar e o pouco tempo de vida que ainda lhe resta. Nesse instante, ela está ali de corpo presente, porque se projeta para um mundo imaginário. Não quer ouvir os prognósticos nada bons para a saúde de seu pai. 
A relação de Jayne com o pai é povoada de névoas netunianas. Ela o enxerga como um cara maravilhoso, perfeito. Não o vê como ele realmente é.
Durante o filme, a irmã de Jayne (vivida por Demi Moore) é que vai revelando o verdadeiro jeito de ser do pai delas. E a cada revelação de Laura é uma decepção (Netuno) para Jayne. 
Quanto mais a pessoa netuniana evita enxergar a verdade, quando esta aparece, vem junto as decepções, as desilusões. Aquele mundo de fantasia, tais como bolhas de sabão, é estourado e deixa de existir a cada contato com a agulha da vida real. 
Um traço típico da pessoa com Netuno em destaque no Mapa Natal (ou do pisciano) é visto numa postura de dó dos outros. Sente pena das pessoas, principalmente as mais perdidas, enganadoras e vampiras. É o que ocorre com Jayne em relação à atual namorada do pai: Shelly (Ellen Barkin). Esta é uma viciada em drogas que explora o pai de Jayne das mais variadas formas. Mesmo diante de todas esse vampirismo de Shelly, Jayne sente dó e quer ajudar a drogada. 
Isso é típico da pessoa com fortes Aspectos com Netuno (principalmente envolvendo o Sol e a Lua) – e do pisciano.Tal pessoa quer salvar os outros, principalmente quem não quer ajuda. E isso acaba mantendo o outro numa posição de dependente. É o jogo vítima-salvador que leva a vida do netuniano/pisciano cada vez mais para o buraco. 
O interessante é ver esse perfil netuniano no marido de Jayne. Um cara completamente perdido, sem capacidade de lidar com as questões práticas e materiais da vida. Um ser completamente lunático. Mulheres com Sol em Aspecto com Netuno (ou Marte-Netuno, ou Netuno na Casa 7) costumam atrair como parceiros um estilo de pessoa assim. Os episódios que descrevem esse jeito de ser do marido de Jayne são explicitamente netunianos.
O mais intrigante com Netuno é o ponto limítrofe de transformação da fantasia numa baita concretização de um master sonho. A gente sempre se pergunta na área em que Netuno se encontra até que ponto alguém está acreditando numa baita fantasia ou num sonho espetacular prestes a se realizar. 
Claro, vemos isso também na vida de Jayne. Ela acredita na descoberta de um tesouro no quintal da casa do pai. Foi uma história nutrida por ele durante toda a infância das suas filhas. E mantida por ele tanto em seus delírios quanto em seus instantes de lucidez. Como acreditar nele? Será verdade ou fantasia?
Pessoas que têm Netuno na Casa 1 podem ter aquele sonho – que parece uma fantasia e tanto – sobre um projeto pessoal que será a glória e trará uma plenitude extasiante. 
Quem tem Netuno na Casa 2 pode acreditar que ficará magicamente rica e terá aquele emprego, aquela segurança material e aquela sensação de paz de espírito extasiantes. E a gente fica completamente na dúvida se isso é um sonho a ser realizado ou uma mera fantasia.
A pessoa que tem Netuno na Casa 3 talvez sonhe em adquirir um nível de conhecimento, de entendimento e de aprendizado de determinada teoria – ou mesmo conseguir se fazer entendida quando comunica suas ideias, seus pensamentos e seus conhecimentos -, que não sabemos se isso não passa de um sonho real ou completamente ilusório.
Já aquela com Netuno na Casa 4 compartilha conosco seu sonho de morar num local mágico e esplendoroso, ou de ter uma família perfeita repleta de união e sintonia – e a gente fica sem saber se isso é puro idealismo ilusório ou um sonho possível de ser conquistado.
Quem tem Netuno na Casa 5 talvez sonhe em ser uma artista magnífica, ter um romance novelesco ou encontrar o paraíso ao gerar um filho, uma obra de arte, um livro. E não sabemos se é uma expectativa ilusória ou um desejo pleno de ser realizado. 
Aquela que tem Netuno na Casa 6 pode vislumbrar uma saúde perfeita ou um trabalho em que possa ajudar um número infinito de pessoas que a gente fica se perguntando de onde que ela tirou uma fantasia dessas…
Já quem tem Netuno na Casa 7 pode propagar que irá se casar com sua alma gêmea e encontrará a felicidade em suas relações, parcerias e trocas afetivas. Talvez se considere a pessoa mais diplomática e com mais poder de conciliar até mesmo o povo árabe com o povo judeu. E a gente ri desses sonhos megalomaníacos.
Quem tem Netuno na Casa 8 talvez sonhe em se casar ou estabelecer parcerias com pessoas e investidores que lhe trarão a plena satisfação sexual, emocional e financeira. Ou de fazer um investimento em um desejo que ao ser realizado será veículo do êxtase e da segurança. E a gente ouve por educação esses aparentes disparates.
Já quem tem Netuno na Casa 9 pode sonhar em ser um mestre espiritual, um professor e um propagador de verdades que convencerá a todos e mudará as percepções dos outros de uma maneira mágica. Ou que encontrará Deus ou uma fé inquestionável e perfeita. 
A pessoa com Netuno na Casa 10 parece almejar um emprego perfeito, bem como o exercício de uma autoridade acima de qualquer suspeita. Também pode idealizar uma profissão em que salvará muitas pessoas e empresas, o que lhe renderá uma respeitabilidade fenomenal. 
Por sua vez, quem tem Netuno na Casa 11 talvez sonhe em atuar numa comunidade e ser considerada inquestionavelmente virtuosa por sua atuação humanitária. E também pode fantasiar ser amiga de tudo e de todos, como a irmã amada de cada amigo ou colega.
E quem tem Netuno na Casa 12 pode sonhar com o nirvana, com a iluminação espiritual e em ser considerada a mais bondosa da face da Terra, a que ajuda de maneira perfeita quem tem as maiores necessidades, doenças e sofrimentos. 
O detalhe é que Jayne, após passar pela desilusão em relação ao tesouro, é agraciada pelo próprio tesouro. Existia sim um tesouro enterrado no quintal da casa de seus pais!! Não era fantasia de seu progenitor nem um sonho ilusório nutrido por ela. Era realidade. 
Isso seria uma baita mensagem para investirmos nos nossos magnânimos sonhos netunianos (na Casa em que tal Astro se encontra em nosso Mapa Astral)? E que, por mais que nos frustremos, nos decepcionemos e nos deparamos com as desilusões, existe sim a possibilidade de alcançar/realizar esses ideais super-mega grandiosos??
Beijãozão nocês…
Yub  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.