fbpx

O medo da intimidade e da entrega (dinâmicas da Casa 8 e do Signo de Escorpião)



Estava assistindo o décimo sétimo episódio (I Love You, Tommy Brown) da sétima temporada de Criminal Minds no sábado, quando me deparei com esta frase:


“Uma vez foi dito que o amor é dar a alguém a habilidade de te destruir, mas confiar que ele não o fará.”


Putz! Que exatidão para descrever o medo de amar, o medo da entrega emocional, o medo da intimidade. Que frase perfeita para sintetizar as dinâmicas da Casa 8 – a área da vida no Mapa Natal que fala sobre a confiança na pessoa parceira para se envolver de corpo e alma num relacionamento afetivo.


Esse é o PODER da Casa 8. O poder de DESTRUIR o outro. Por ter intimidade com o outro (Casa 8), justamente por conhecer a pessoa parceira em suas vulnerabilidades (os seus pontos fracos), temos o PODER de DESTRUI-LO (Casa 8). É o que essa esfera do MAPA NATAL – domícilio de Escorpião – nos revela.


Você, que deixou o nível das aparências (Libra/Casa 7) e tem um relacionamento íntimo com alguém e já o conhece ALÉM DAS APARÊNCIAS (Casa 8/Escorpião), já deve ter passado pela experiência de querer jogar na cara dele ou espalhar publicamente os seus pontos fracos, seus medos, suas vulnerabilidades. Especialmente quando ficou com muita raiva e quis jogar merda no ventilador, como um ato de VINGANÇA (tema também da Casa 8 e do Signo de Escorpião).


Saiba que a pessoa parceira também já deve ter passado por esse desejo, por esse desejo destrutivo (Casa 8).


Por isso a região da Casa 8 é uma área perigosa, demanda risco. O risco da intimidade. O risco da entrega e da confiança… E como tem muita gente com medo de se entregar a esse nível de intimidade (Casa 8), prefere simplesmente manter a relação num nível superficial, em que as aparências (Casa 7) reinam. Não vão além desse nível de intercâmbio afetivo, por medo de mostrar sua sombra e de encarar a sombra do outro (Casa 8).

Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.