fbpx

O Pendurado: submeta-se ao se entregar à Vida = pagar mico!!!

Ontem foi o chá de fraldas da Sophia lá na faculdade da Cris. Sua turma de Psicologia nos emocionou com muito carinho, uma interação bacana e, claro, muitas fraldas!!! Obrigado pessoal! Sou fã desta turma!!

Mas o que isso tem a ver com o Arcano 12 do Tarot?

 

Como muitos sabem, eu tiro um par de Arcanos por dia. E ele representa a dinâmica que viverei. Ontem, 2a.feira, dia 05/12/11, saí com o par: Pendurado / 3 de Ouros.

Tem uma frase do Joseph Campbell que descreve bem o que esse Arcano simboliza. A frase está no final deste trecho escrito pelo autor em O Poder do Mito (após essa transcrição falarei sobre o que vivi ontem lá no chá de fraldas, conectando com o Tarot).

“Existe alguma coisa em sua vida que não tenha acontecido por acaso? É uma questão de estar apto a aceitar o acaso. O último anteparo da vida é o acaso – o acaso do encontro dos seus pais, por exemplo. Acaso, ou o que parece ser acaso, é o meio através do qual a vida se realiza. O problema não é reclamar nem explicar, mas lidar adequadamente com a vida que desponta. Declara-se outra guerra em qualquer parte, você é engajado no exército, e lá se vão cinco ou seis anos de sua vida, com toda uma longa série de acontecimentos imprevisíveis. O melhor a fazer é tomar tudo como se tivesse sido sua intenção; e com isso você invoca a participação da sua vontade. “
Quero chamar a atenção para a frase final, a qual deixei em negrito. Foi o que fiz ontem, quando a Cris disse que a Joana e a Anastácia queriam conversar comigo. Elas me propuseram uma brincadeira, com direito a pagar prenda (de vestir-me como uma gestante) à medida que eu errasse cada pergunta feita sobre esse universo da gestação e do recém-nascido.
Logo me lembrei do Arcano que vivia ontem: O Pendurado. E topei. “O melhor a fazer é tomar tudo como se tivesse sido sua intenção; e com isso você invoca a participação da vontade.”
Nosso ego é muito defensivo. E, principalmente, muito resistente a qualquer situação nova, diferente, especialmente se poderá ridicularizá-lo. Nosso ego é muito sério. Ele tem dificuldades de ter humor, principalmente consigo mesmo.
O Pendurado vem simbolizar justamente a submissão do ego a uma vontade maior: à da Vida. Para quem é religioso: à de Deus.
A existência torna-se muito mais prazerosa quando a gente se entrega, rende a nossa vontade a uma Vontade infinitamente superior. Saímos da tentativa inútil e desgastante de querer controlar tudo e todos, cada mínimo detalhe do dia-a-dia. E se feito com humor, melhor ainda. Prazer e diversão na certa diante do inevitável.
Talvez por isso o Pendurado esteja com uma feição tão serena, desprendida e até mesmo bem humorada. Pois parece que um sorriso se forma nos lábios dele. Essa peculiaridade é mais notória nO Pendurado do Tarot de Marselha:
Querem ver o processo o qual me submeti (Pendurado) ontem? Eis:

E o Três de Ouros nesta situação? O 3 de Ouros representa os primeiros resultados visíveis de um projeto (arrecadar fraldas para a Sophia) graças ao esforço conjunto de uma equipe (no caso, dessa turma querida de Psicologia). Aqui o 3 de Ouros:

Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.