fbpx

Planetas Retrógrados e a importância do PREPARO.

Cada Planeta no Mapa Natal representa determinados atributos que temos o potencial de expressar, segundo o estilo do Signo em que se encontra e mais diretamente nos assuntos da Casa Astrológica em que tal Astro está.
Mercúrio, por exemplo, simboliza nossos potenciais intelectuais e comunicativos. Se estiver em Gêmeos, a pessoa tem o potencial de se comunicar (Mercúrio) de forma versátil (Gêmeos), como ao conectar vários tipos de teorias, conhecimentos e informações aparentemente divergentes (Gêmeos).
E se Mercúrio estiver retrógrado? E se algum Planeta de nosso Mapa, quando nascemos, se encontrava em movimento retrógrado? Então, a função representada por esse Planeta, os atributos e potenciais associados a ele, para serem expressados, precisará passar por um processo de PREPARAÇÃO.
Estava relendo alguns trechos que grifei do livro de Dan Millman: o Atleta Interior (Editora Pensamento), logo após a meditação de hoje. Eu me deparei com uma frase que me marcou bastante. Tive aquela reação de “Nuh! Perfeito!” E é a pura descrição do que representa a dinâmica de um Planeta Retrógrado, seja qual for, em nosso Mapa Astral. Eis a frase:
“Todas as obstruções que você já encontrou ou que vier a encontrar algum dia são resultado direto da preparação insuficiente ou inadequada.” Dan Millman
A expressão do que um Planeta Retrógrado simboliza tende a se deparar com diversas obstruções. Uma pessoa que tem Mercúrio Retrógrado, por exemplo, pode se deparar com muitas obstruções (Planeta Retrógrado) quando vai falar, estudar, aprender e se comunicar de um modo geral (Mercúrio). Já uma pessoa que tem Marte Retrógrado irá se defrontar com várias obstruções (Planeta Retrógrado) quando busca realizar suas metas, entrar em ação, se expressar sexualmente (Marte). Se  uma pessoa tiver Vênus Retrógrado, por exemplo, se sentirá travada ao perceber os vários obstáculos (Planeta Retrógrado) ao lidar com dinheiro, relacionamentos afetivos, vida social e o que lhe proporciona prazer (Vênus). 
Para vencer esses obstáculos, vejo o quanto é importante a pessoa se preparar de uma forma suficiente e adequada. 
“Se tivesse seis horas para derrubar uma árvore, eu passaria as primeiras quatro horas afiando o machado.” Abraham Lincoln
A dificuldade é relativa à sua preparação, diz Dan Millman em seu livro. E é a pura verdade, ainda mais para vencermos as dificuldades inatas vinculadas ao Planeta Retrógrado. Por isso, a pessoa que tem Mercúrio em movimento retrógrado, por exemplo, antes de se comunicar, pode praticar sozinha, em seu quarto. Falar para si, no espelho, o que gostará de palestrar para uma plateia. Ou escrever o que irá conversar com alguém posteriormente, a fim de entrar em entendimento com essa pessoa. 
Uma pessoa com Marte Retrógrado pode ficar irritada por não conseguir agir de forma tão solta, espontânea e natural como gostaria. Pois parece que há um freio de mão sempre engatado quando vai agir, vai batalhar por suas metas. 
Tenho um amigo que Marte RETRÓGRADO em ÁRIES (!!) na Casa 3. Áries representa o “é pra ontem.” Então, ele se cobra agir (Marte) de forma rápida (Áries), principalmente ao buscar comunicar (Casa 3) os seus pensamentos, as suas ideias, os seus conhecimentos (Casa 3). Ele era gago até os 25 anos de idade. 
Antes eu achava que gagueira era uma lerdeza na fala. Com esse meu amigo, aprendi que a gagueira é provocada pela pressa em falar. E, nesse afoito de logo dizer algo, acaba embolando as palavras e travando a comunicação. A ansiedade de falar (Áries na 3) era bloqueada pelo teor retrógrado de Marte. E gerou a gagueira nesse meu amigo.
Com o tempo, ele foi reconhecendo a necessidade de se preparar para falar. Ele visualizava como negociar com seus clientes e fornecedores antes de efetivamente entrar em acordos comerciais com estes. E foi percebendo que a paciência no preparo do que almejava dizer e ao dizer lhe ajudava a verbalizar seus pensamentos com mais habilidade.
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.