Reflexões sobre Saúde/Doença – A Sabedoria do Corpo

Nesses tempos em que JÚPITER em Peixes faz OPOSIÇÃO a SATURNO em Virgem, nada melhor do que refletir sobre SAÚDE/DOENÇA. Ainda mais que Virgem e Peixes têm uma associação bem direta a esse tema (são signos que têm como domicílio no Mapa Natal as Casas Astrológicas ligadas à saúde: Casa 6 e 12).
Em Março deste Ano de 2010, eu vivia o Mês Pessoal 3. Este é um Ciclo propício para sermos criativos e nos comunicar com muita expressividade. Desde o início de Março até quase o final do mês, minha garganta arranhou e ficou me incomodando pra caramba. Tive dor de garganta. Daquelas que dói ao engolir saliva. Estava apenas do lado esquerdo da garganta. Mas não me deu febre nem me fez ficar desanimado.
Gosto MUITO de fazer associações simbólicas com cada evento do dia-a-dia. E admiro livros como A METAFÍSICA DA SAÚDE (do Gasparetto), A Doença como Caminho, etc. Mas o mais espetacular que já li até hoje encontra-se como imagem do início deste post aqui no blog: o livro A JÓIA NA FERIDA. É, claro, um livro de PSICOLOGIA ANALÍTICA. Sou fã dos livros da COLEÇÃO AMOR E PSIQUE da Editora Paulus.
Eu aproveito a sabedoria contida nesses livros para tentar decifrar quais as mensagens que meu inconsciente está me enviando através de algum SINTOMA NO MEU CORPO. E já venho reparando o quanto a DOR DE GARGANTA está associada (pelo menos no meu caso) a desenvolver a autoexpressão criativa – seja por meio da escrita, da fala, enfim, de alguma ferramenta comunicativa.
Eu me trato com HOMEOPATIA há quase dois anos. E venho também obtendo belas conexões entre essa arte-ciência e meu estado de saúde, meus processos internos e externos. Tanto é que o livro A PSIQUE E SUBSTÂNCIA (a homeopatia à luz da psicologia junguiana, de Edward C. Whitmont) é um dos melhores que já li sobre essa ponte consciente-inconsciente através do corpo.
Quando mergulhei em mim para identificar se eu estava reprimindo a necessidade de me expressar com mais criatividade, eu compreendi que fazia sentido a dor de garganta ter se manifestado nessa época. Eu tomei consciência do meu profundo desejo de desenvolver o novo produto de NUMEROLOGIA do PERSONARE (que ainda não posso revelar qual é, mas que já tínhamos planejado desde 2009 a desenvolver neste ano de 2010).
Quando recebi o sinal verde da galera do PERSONARE – justamente no final de MARÇO!!! – para criar o conteúdo deste novo produto de NUMEROLOGIA e comecei a escrevê-lo, minha dor de garganta sumiu como que por encanto. IMPRESSIONANTE. Comprovei, na prática, que o SINTOMA (dor de garganta) era um sinal do inconsciente sobre algo que estava preparado para viver (criar/escrever o novo produto de NUMEROLOGIA para o PERSONARE).
Nesse mês de Abril, tive um outro sintoma. Há anos (nem me lembro quando foi a última vez) não tinha diarréia. Desde quando estou com a Cris (cinco anos de relacionamento), não tive diarréia. E tive agora. Dois dias seguidos. Fui ao meu homeopata e proseamos a respeito. Foram caindo várias fichas. Principalmente através do meu atual momento de vida (na época, LUA CHEIA EM ESCORPIÃO, envolvendo minhas Casas 2 e 8). Ou seja, a Diarréia, MUITO PROVAVELMENTE, estava indicando um processo de DESAPEGO. Isso se confirma através da NUMEROLOGIA também: vivo o ANO PESSOAL 9, o qual tem como lição primordial o DESPRENDIMENTO/DESAPEGO.
Ajudado pela HOMEOPATIA e também por essa COMPREENSÃO do meu atual momento (o qual fica mais claro com o que a ASTROLOGIA, A NUMEROLOGIA E O TAROT me mostram), a diarréia só durou dois dias. E estou trabalhando as questões que preciso me desapegar (e que estou com dificuldade para conseguir esse intento).
Jogar o MÉTODO de TAROT conhecido como MANDALA de três em três meses é MUITO bacana. Porque os Arcanos que saem, principalmente nas Casas 2 e 6, mostram essas questões associadas a saúde. E, o mais bonito, conseguimos identificar PADRÕES de COMPORTAMENTO que geram SINTOMAS FÍSICOS através de ARCANOS que se repetem ao aparecer numa mesma Casa do MANDALA.
Porém, essa é uma reflexão que demandará explicações mais técnicas-didáticas sobre o TAROT e sua SIMBOLOGIA. E preferirei fazer isso num outro post aqui no Blog! Aguardem! 😉
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *