Com o filme UM MÉTODO PERIGOSO em cartaz, a impactante relação entre Freud e Jung veio à tona novamente. E pode nos servir de exemplo. Para quê? Para vermos na Sinastria (comparação entre o Mapa de A e o Mapa de B que nos mostra os pontos de afinidade e de conflitos) uns detalhes bem importantes.
Primeiro apresento o Mapa Natal de cada um:
Freud:
http://www.astrotheme.com/astrology/Sigmund_Freud
Jung:
http://www.astrotheme.com/astrology/Carl_Jung
Quando uma pessoa tem o Sol num Signo e a outra tem a Lua no mesmo Signo, isso é um BAITA fator de afinidade. E serve tanto para relacionamentos afetivos quanto para amizades, sociedades, etc. Ainda mais quando esse Sol e essa Lua estão quase no MESMO GRAU desse especifico Signo. É o caso de Jung e Freud.
Jung tem a Lua a 15 graus de Touro. E Freud tem o Sol a 16 graus desse Signo. Essa conjunção na Sinastria é um fator muito forte, sinalizando um laço de união daqueles…
Porém, em Astrologia, precisamos ver sempre o todo. E é aí que a porca torce o rabo… Porque há QUADRATURAS (aspecto desafiante em que um Planeta está a 90 graus do outro) pra tudo quanto é lado na comparação do mapa deles. E, o pior, Quadraturas envolvendo os Signos FIXOS (Touro, Leão, Escorpião e Aquário). Os signos MAIS TEIMOSOS do Zodíaco. Não arrendam pé nem a pau. Cabeças duras, muito, no sentido negativo.
Freud tem Ascendente em Escorpião. Jung tem o Ascendente em Aquário. Jung tem o Sol em Leão. Freu tem o Sol em Touro. Uma grande cruz fixa se forma. E aí fica difícil… porque nenhum cede, nenhum sai de uma posição teimosamente fixa…
Não pára por aí. A Vênus de Jung está em Câncer; a de Freud está em Áries. Mais uma Quadratura. E justamente no que cada um valoriza, gosta e no modo de se relacionar (Vênus). Freud tinha uma postura mais agressiva e impaciente (Áries) com as mulheres (Vênus); enquanto Jung tinha um vínculo mais simbiótico, emocional e íntimo (Câncer) com as mulheres (Vênus).
Ambos tinham Sol-Urano na Casa 7: o contato com o outro (Casa 7), principalmente com figuras masculinas (Sol), tinha um quê de surpresas, inesperados e reações súbitas (Urano). Do nada (Urano) inicia uma relação (Casa 7) e do nada (Urano), inesperadamente (Urano), a relação é alterada (Urano), com cada um seguindo um caminho original, próprio e independente (Urano).
Ambos foram reconhecidos (Sol) e se destacaram (Sol) através do contato com o outro (Casa 7): seus pacientes através da análise (“terapia”). E criando algo novo, progressista, revolucionário (Urano).
Outro ponto interessante está no Saturno de cada um. Saturno de Jung está em Aquário. O de Freud está em Gêmeos. Há uma harmonia (trígono) entre o ponto vulnerável de cada um (Saturno). Ambos escreveram (Signos de Ar) bastante. Comunicaram seus conhecimentos (Ar = Aquário e Gêmeos). E foram reconhecidos profissionalmente (Saturno) por essa habilidade com as palavras (signos de ar).
Enfim, muitos pontos desafiantes e fortes na sinastria de Jung e Freud. Dois inimigos íntimos…
Beijãozão nocês…
Yub