Lei da Atração e estratégias contra os pensamentos negativos

 

Prometi no post de 2a.feira que falaria quais estratégias uso para não me deixar levar pelos desenfreados pensamentos negativos. Agora escreverei a respeito.

Quando são pensamentos negativos “bobinhos”, um desânimo quanto ao futuro de uma situação, no sentido de pensar que ela não dará certo, um pensamento temeroso diante de um desafio ou oportunidade, eu pratico O PODER DO AGORA, do Eckhart Tolle. Ou seja, busco estar presente no que estou fazendo, em cada gesto que emprego.

O interessante foi observar em mim um detalhe. Não basta apenas estar presente, prestando atenção na respiração. Isso pra mim é algo mecânico, algo sem vida, entende? Eu preciso colocar sentimento na parada. E como faço. Tento em cada gesto, atitude ou tarefa que estou executando, fazer um movimento de execução repleto de amor e gratidão.
Muitas vezes, eu vou vivendo algo e agradecendo a Deus/Vida por estar vivo e fazendo o que estou fazendo neste instante. Eu sinto que essa carga emocional que permeia cada gesto ou atividade torna meu movimento mais gostoso, mais prazeroso – e não mecânico. 
O detalhe é que uso essa ferramenta não somente para pensamentos negativos, mas para pensamentos positivos também. Na verdade, esses são os mais “perigosos” para nos dispersar do momento presente. Porque começamos a entrar numa corrente de um pensamento leva a outro – e como cada um é muito bom, queremos ficar ali, pensando esse tanto de coisa boa. Só que aí perdemos contato com o agora. 
De todo modo, esses são mais fáceis de não serem alimentados do que aqueles pensamentos trágicos e altamente pessimistas. Estes geralmente vêm com alguma imagem ou cena nefasta, terrível, assustadora. Ou seja, a imaginação do pior já tomou conta quando esse nível de pensar se faz presente. 
E aí eu noto em mim que não é eficaz usar a técnica do prestar atenção ao agora. Já estou influenciado emocionalmente pelo pior, pela ansiedade, pelos temores. Então, me recorro a uma técnica que aprendi no livro AUTOHIPNOSE, do Fabio Puentes. A técnica ZAZ!! Explico melhor.
Imagine que dentro de sua cabeça existe uma chave (daquelas maçanetas que a gente fecha a corrente movimentando-a de cima para baixo). Quando os pensamentos negativos ficam muito obsessivos, corte a energia deles ao movimentar a chave para baixo. Quando fizer isso, fale ZAZ!! Esse movimento impactante, bruxo e forte, acompanhado dessa verbalização, tende a funcionar bem para cortar radicalmente a compulsão mental negativa.
Obs.: um detalhe bem bacana para evitar os pensamentos negativos e positivos cotidianos que nos tiram do presente é FICAR À ESPREITA. Sim, ficar atento esperando a chegada do próximo pensamento que surgirá em sua mente. Ao fazer isso, eu fiquei impressionado com a eficácia dessa técnica. Porque assim ficamos atentos ao que se passa em nosso íntimo, procurando ver o que nossa mente nos apresentará de pensamento. Tendo essa atenção a ela, ela não nos incomoda tanto… 😉
Beijãozão nocês…
Yub

Mais posts

PEIXES: PREVISÕES de MARÇO de 2024

PEIXES: PREVISÕES de MARÇO de 2024 . Um dos eventos mais importantes de março é o Eclipse lunar. Vamos começar abordando-o: . Desafios para Peixes