10 de Espadas: o fim da dor ou a dor do fim?

Quase sempre, quando sai o 10 de Espadas em alguma consulta que faço ao vivo, a sua imagem provoca uma reação de dor. Sim, na própria atitude do consulente quando essa carta é virada, causa esse impacto. O rosto se contrai, como se expressasse um “ai.” Muitos o verbalizam.
O desenho do 10 de Espadas é forte mesmo. Assusta. E os significados do 10 de Espadas também estão vinculados aos meandros da dor, do sofrimento. Todo Arcano Menor de Número 10 marca o fim de um ciclo. No Ás, um ciclo tem início. No 10, ele finaliza. De acordo com cada Naipe, saberemos como cada ciclo terminará. 
No Naipe de Espadas, um ciclo sofrido, doloroso, desgastante, chega ao fim. É o fim da dor. Ou seria a dor do fim? Eis uma reflexão que a Mel (participante da Comunidade da Lu Lebel no Orkut) levantou – e me autorizou publicar aqui. 
Ela compartilhou conosco esta experiência.
“Certa vez eu estava esperando um cara me ligar, combinamos que ele me ligaria as 9 da noite …. umas 9 e meia e nada, eu estava super ansiosa… entao tirei SCR perguntando se ele viria, eu nao lembro quais as cartas sairam, só lembro que no resultado saiu:
IMPERATRIZ + 10 DE ESPADAS
esse 10 me fez pensar “já era ele nao vem”, ai comecei a beber, fiquei super mal…
de repente era umas 10 e pouco, ele m liga, pedindo desculpas pq o futebol tinha rendido mais tempo, e se podia passar aqui em casa, e tudo fico ótimo….
Enfim, fiquei surpresa, o 10 de espadas se apresentou como o fim da dor, é oq eu imagino…
qual a opinião de vcs com relação ao 10 de espadas, qnd ele pode ser o fim da dor, e qnd pode ser a dor do fim??”


Pelo que tenho visto, ele até hoje não representou a dor do fim pra mim. Sempre foi o fim da dor.


Eu costumo jogar o ARCANO DO DIA (cada dia, ao levantar, eu tiro uma carta: poder ser um Arcano MAIOR ou MENOR). E ao final do dia eu vejo qual Arcano havia tirado.


Saiu o 10 de Espadas pra mim na última sexta-feira de Setembro. Nesse dia, eu terminei a elaboração de um curso virtual de astrologia (sobre os TRÂNSITOS E ASPECTOS DE urano, netuno e plutão). Foi um processo de estudos e elaboração bem exigente, bem desafiante e bem cansativo. Quando terminei essa elaboração, enviando para as alunas dessa primeira turma a última aula, foi um alívio tremendo.


Minha esposta tirou o 10 de Espadas no Domingo do final de semana da respectiva sexta-feira de Setembro. Há muito tempo ela queria conversar algumas coisas com uma de suas melhores amigas. Queria esclarecer certas pendências na relação de amizade entre elas. E nesse dia elas se encontraram. Tiveram oportunidade de conversar sobre essas questões que estavam incomodando a minha esposa, sabe? E foi um alívio para ela comunicar tudo aquilo que vinha acumulando de pensamentos, ideias e esclarecimentos que almejava falar.


No seu caso, talvez o fato dele não aparecer como inicialmente combinado, vc tenha se inundado de pensamentos negativos, autopunitivos, críticos e pesados. E quando ele lhe telefonou, dizendo que passaria na sua casa, vc viu que não fazia sentido ficar pensando tanta coisa nesse sentido negativo, punitivo, crítico. E isso te deu um alívio.


Cada vez mais noto o NAIPE DE ESPADAS mostrando o quanto tem a ver com relacionamentos, comunicação/conversa/busca pelo entendimento, esclarecimento. Além de muitos pensamentos, ideias, estudos, conhecimentos e verbalizações dos mesmos.
E, mais especificamente, o 10 de Espadas mostrando a dor do fim em um relacionamento, de um estudo, de uma maneira de se comunicar, de uma conversa libertadora na qual houve o entendimento após um tempo de angústias e conflitos.
Porém, no dia em que minha sogra foi internada no CTI (Domingo, dia 26/09/10), eis que o Arcano do Dia que tirei foi o DEZ DE ESPADAS. Senti que ela não sairia curada dali. E senti que o Dez de Espadas simbolizava a dor do fim, a dor de sua morte. Ficou no CTI durante uma semana. Sofreu bastante neste tempo. E veio a falecer no dia 04/10/10. Neste dia, eu saí com o Arcano 10 de Copas. Me senti grato por tudo aquilo que vivemos nestes cinco anos de convivência, pelo fim de um ciclo de relacionamento muito carinhoso, amoroso e satisfatório. Ela se libertou do sofrimento com muito merecimento, pois faleceu no dia de seu aniversário. Nasceu para um novo ciclo, para uma nova vida, bem melhor do que a daqui.
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *