A aceitação é o desistir de querer ter controle sobre tudo e todos. E os Arcanos Menores de número 8.

Conversava com a Cris ontem, na hora do almoço, sobre certas questões que estamos percebendo. E ficou bem claro – visceralmente sentido – que quando temos a REAL atitude de ACEITAÇÃO, aí sim a cura pode acontecer. 
E quando digo CURA, não estou me referindo exclusivamente à de uma DOENÇA (somatização explicitamente presente, tal como um câncer, uma doença crônica, etc.). Estou me referindo a uma POSTURA DOENTE (imatura) diante da vida como um todo. 
Porque ACEITAR do fundo da alma uma situação é RECONHECER que não adianta fugir, nos iludir ou querer controlar algo ou alguém para que as coisas saiam do jeito que queremos. E isso é visto como uma DERROTA. Aceitar, muitas vezes, é DESISTIR de querer controlar. É um abandono da ilusão de controle. 
E foi aí que me dei conta… Tenho percebido quando sai o 8 de Copas ou o 8 de Espadas em meus jogos, tal como no Arcano do Dia, que eles indicam a necessidade de DESISTIR de algo que estou querendo a todo custo. Ou que um vício (padrão de comportamento compulsivo) está atuando e que precisa ser abandonado. 
Há necessidade de abandonar algo… geralmente uma atitude obcecada por algum resultado… Pede o relaxamento da ambição de controlar e de direcionar as forças da vida para determinado fim. 
O 8 de Copas, por exemplo, pede para desistirmos de uma ilusão de que obteremos satisfação emocional por meio de uma pessoa ou de um sonho há muito imaginado… 
O 8 de Espadas pede para não sermos mais aprisionados por determinado medo ou compulsão. É o momento de parar de repetir um comportamento que, no fundo, nos aprisiona e nos fixa em determinada meta ou etapa de nossa vida. 
O 8 de Ouros pede para desistirmos de uma situação que aparentemente nos deixa seguros, acomodados numa segurança, tal como num emprego que nos dá grana mas retira nossa paixão, nossa vitalidade, nosso prazer… E pede que aprendamos um novo ofício. 
O 8 de Paus pede para desistirmos de uma posição de conquista arduamente obtida e mantida. Tal como um time de futebol que ralou para alcançar o topo da liderança e para mantê-la até conseguir ser campeão. E que um novo campeonato se inicia. E não dá mais para se postar de campeão já que a atual competição começa com todos os times do zero, sem vantagem alguma. 
Enfim, os Arcanos de Número 8 simbolizam bem a importância de ACEITARMOS a realidade e buscarmos retomar a jornada de um outro jeito, por uma outra via, abandonando as ilusões. É uma perda… sem sombra de dúvida. Mas uma perda altamente compensatória e benéfica para nosso amadurecimento e para buscar algo que realmente nutrirá nossa alma. 
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *