Autohipnose: novas experiências de co-criação.

Desde o início deste ano, eu tive acesso a uma forma de pensar e agir que foi nova para mim. A partir do curso que minha esposa tem feito (Curso de Psicoterapia Breve Sistêmica), eu entrei em contato com um tal de Milton H. Erickson. A mesma sensação de inspiração e de Eureka que tive quando conheci os livros de Jung ocorreu novamente. Como se um raio de eletricidade e empolgação me dissesse: É ISSO!!!
Jung foi – e é – fundamental para mim, principalmente em termos de interpretação dos meus sonhos. Pois desde 1996, quando adquiri o hábito de escrever em diários, eu venho anotando os sonhos. A simbologia deles vem me conduzindo pela vida, graças à ajuda do que a Psicologia Analítica me proporciona de entendimento do universo onírico. A coleção AMOR E PSIQUE da Editora Paulus tem livros fenomenais de Psicologia Analítica!!! Estou constantemente adquirindo, lendo e aplicando em minha vida. 
No caso de Milton Erickson, o impacto incidiu mais diretamente sobre minhas experiências de co-criação. Ao ler sobre a história de vida de Erickson, eu fiquei impressionado. Sei que ainda estou no início desse mergulho sobre a abordagem ericksoniana. Mas já me sinto tão grato quanto fiquei e fico ao adentrar na Psicologia Analítica.
Confesso que minha reação foi de PRECONCEITO quando iniciei minhas pesquisas sobre Erickson e a hipnose ericksoniana. Preconceito em relação à própria hipnose. Superei esse preconceito porque o exemplo de vida de Erickson foi bem impactante. Um cara que superou o tanto de doenças e limitações como ele, gabaritava o que quer que eu imaginasse preconceituosamente a respeito da hipnose.
Ainda bem que persisti. Porque estou diante de uma ferramenta magnífica de autossuperação e de realização dos potenciais que cada um de nós carrega dentro de si. Ou seja, de co-criação. 
Na semana passada, terminei a leitura de OS SEMINÁRIOS DIDÁTICOS DE PSICANÁLISE DE MILTON ERICKSON. Fiquei IMPRESSIONADO!!! 
E desde quando iniciei minha jornada por essa abordagem de vida, eu fiquei sabendo de um livro: AUTOHIPNOSE, de Teresa Robles. Só que é muito difícil achar livros dessa linha da psicologia no submarino, na cultura, nas livrarias de BH e até mesmo nos sêbos. Mas eu sempre firmei que queria ler este livro o mais breve possível. Porque sentia que seria uma ferramenta importante de ser trabalhada logo no início dessa minha jornada por esse ramo psicológico.
Então, na terça-feira, numa prosa com a dona do Núcleo Terapêutico onde faço pilates, fico sabendo que ela faz parte do Instituto Milton Erickson daqui de BH. E tem vários livros ali no consultório dela. Um deles: AUTOHIPNOSE, de Teresa Robles. Ela me emprestou. Eu dei um mega-abraço de gratidão e alegria nela. Agora vou mergulhar na leitura e na prática do que Robles ensina ali. E compartilharei aqui no blog.
Beijãozão nocês…
Yub  

Mais posts

PREVISÕES 2025 para o SIGNO de ÁRIES

Até 04-02-25, com JÚPITER RETRÓGRADO em GÊMEOS passando por sua Casa 3, talvez você esteja passando por várias dúvidas em relação ao que estudar. Faço

PEIXES: PREVISÕES de MARÇO de 2024

PEIXES: PREVISÕES de MARÇO de 2024 . Um dos eventos mais importantes de março é o Eclipse lunar. Vamos começar abordando-o: . Desafios para Peixes