fbpx

Já q vc mencionou psicopatia na excelente explanação do caso Bruno, quais planetas e/ou aspectos poderiam indicar uma tendência a psicopatia ou loucura? É possível antecipar isso pela astrologia? Patrícia-PE

UAU, Patrícia… Esta é uma belíssima pergunta… porém, muito complexa.

Primeiro, teríamos de definir o que é LOUCURA. E o que é PSICOPATIA. Saber como é um perifl do PSICOPATA é mais fácil. Já a da loucura, não sei. É bem amplo e complexo.

Depois de sabermos o conceito do que é a PSICOPATIA e as características que definem alguém como PSICOPATA, é possível traçarmos algumas associações com a Astrologia. Ou seja, associar cada característica da PSICOPATIA com determinado simbolismo astrológico.

Mas esbarraremos em outro problema: há vários posicionamentos astrológicos (planeta num signo, planeta numa Casa, planeta em aspecto com outro, etc.) que denotam uma dinâmica semelhante.

Posso usar uma faceta do PSICOPATA que abordei anteriormente: o controle emocional, no sentido de não demonstrar emoções (principalmente as de empatia, compaixão). Vários posicionamentos astrológicos podem se encaixar nessa característica, como a LUA EM CAPRICÓRNIO e SATURNO EM ESCORPIÃO, ou SATURNO EM ASPECTO COM A LUA, etc.

Ainda há outros obstáculos que impedem uma resposta objetiva e simplista. Um destes é o risco de engessar um posicionamento astrológico. Ou seja, de gente que tem SATURNO EM ESCORPIÃO, por exemplo, ERRONEAMENTE ficar ofendida por achar que é PSICOPATA, que é fria emocionalmente. Porque um POSICIONAMENTO ASTROLÓGICO não pode ser engessado em um rótulo, em apenas uma descrição.

Cada posicionamento astrológico é um SÍMBOLO, e, como tal, possui uma GAMA DE POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES/MANIFESTAÇÕES.

Uma pessoa com SATURNO EM ESCORPIÃO, por exemplo, é alguém que tem como desafio (Saturno) saber lidar de forma madura (Saturno) com as emoções (Escorpião). Ou seja, pode ser alguém que expressa as emoções (Escorpião) de forma lúcida, madura, consciente e prática (Saturno). Pode ser também alguém que expressa suas emoções (Escorpião) de forma fria, contida, reprimida, controladora, severa, dura e rígida (Saturno). Viu como o leque de características/manifestações de um símbolo/posicionamento astrológico é VASTO??

Sem contar que eu não sou psicólogo. Eu sou apenas um pesquisador da psicologia. Minha esposa faz o Curso de Psicologia. Conversamos muito, leio bastante o material acadêmico dela. Mas isso não é suficiente para eu, por exemplo, definir O QUE É LOUCURA e dizer, por exemplo, que URANO EM DESTAQUE NO MAPA ASTRAL SERIA um forte indício de loucura. Por quê? Porque a LOUCURA é algo diferente, fora do comum, sofre preconceitos pela sociedade e é taxada como um comportamento nem um pouco tradicional.

Mas a LOUCURA também pode ser um distanciamento da realidade. E isso estaria associado a NETUNO em desaque, Casa 12 repleta de planetas, etc.

Cada definição de loucura, por ser algo tão amplo/complexo, nos levaria a determinados posicionamentos astrológicos. E mesmo quem tiver a maioria desses posicionamentos astrológicos em seu Mapa Natal pode não chegar nem perto de ser louca. Pelo fato de ter a possibilidade dessa pessoa viver o que estes posicionamentos astrológicos representam de uma forma diferente, manifestando-os de uma maneira que não se encaixe na loucura.

Percebeu o quanto é quase impossível responder na lata esse seu belo questionamento???

Beijãozão nocê…
Yub

Ask me anything

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.