fbpx

O Papa: reconheça o saber do outro

Eu tinha escrito sobre a importância de compartilhar nossos conhecimentos quando O Papa sai num jogo de Tarot: http://yub-tarot.blogspot.com/2010/11/o-papa-transmita-seus-conhecimentos.html
Ontem saí com O Papa novamente como Arcano do Dia. E, desta vez, em vez de comunicar os paradigmas que acredito, eu ouvi o que o outro tinha a me ensinar. Tive aula – a penúltima – do Curso sobre Interpretação de Sonhos (na linha junguiana). E ouvi do Italo uma discordância sobre uma determinada postura interpretativa minha. Ele me mostrou como certos princípios numa interpretação de sonhos precisam ser seguidos.
Fez sentido o que ele compartilhou comigo. Reconheci a autoridade do saber dele. Eis uma outra faceta dO Papa: em vez de ensinar, é bacana aprender. Ou seja, ouvir o que o outro sabe – tais como os fiéis da carta acima ouvem o Sacerdote. E aprender com esse conhecimento transmitido pelo outro.
Perceberam uma sutileza do Tarot? Compartilho com vocês agora.
Em um sonho, cada pessoa que está ali presente no conteúdo onírico (personagem) representa algo de nós próprios. Do mesmo modo, cada elemento existente no desenho de um Arcano TAMBÉM representa algo de nós ou da situação em que estamos envolvido.
No caso dO Papa, existe a figura de autoridade que compartilha o saber. E também há os dois fiéis que, em posição de humildade e escuta, aprendem com essa figura de autoridade. E quando o Arcano 5 do Tarot surge como Arcano do Dia ou em outro Método de Tarot, ele pode estar mostrando que nós estamos ocupando a posição do especialista, no papel daquele que sabe (o sacerdote da Carta). Ou que nós ocupamos a posição daquele que pede ajuda a alguém que é dotado de um saber (os fiéis desenhados na Carta).
Ontem eu explicitei para o Italo o meu desejo de fazer terapia com ele a partir do ano que vem. Porque a minha atual terapeuta, com a qual estou há dois anos, eu não levo meus sonhos e trabalho com eles na terapia. Porque ela não segue a linha junguiana. Agora estou com necessidade de trabalhar com uma figura de autoridade na área da Psicologia Analitica os meus conteúdos oníricos. 
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.