Saturno: a depressão como reflexo da ambição.

Sempre considerei muito curioso Saturno simbolizar tanto a ambição como a depressão. E é bacana tentar linkar os diversos significados de um determinado Signo, de uma determinada Casa Astrológica ou de um Planeta. A gente entende o porquê dessas atribuições e ainda alcança uma compreensão maior da essência desse símbolo.
Tudo bem, a diversidade de significados que um específico posicionamento astrológico possui gera uma baita angústia. Falei sobre isso no outro blog:
Nesse processo de linkar atributos aparentemente tão diferentes de um mesmo símbolo astrológico, a gente alcança muita clareza sobre essa amplitude de características do mesmo.
E quando li o que a von-Franz (na página 49 do livro O Significado Psicológico dos motivos de redenção nos contos de fada) escreveu neste trecho, fiquei maravilhado em como ela – mesmo sem ser astróloga – linkou de forma genial os significados de depressão e ambição associados ao Planeta Saturno na Astrologia.
Veja:
“Depressões e melancolia são, com frequência, o disfarce de uma cobiça tremenda. No começo de uma análise, observa-se amiúde um estado depressivo de resignação – a vida não tem sentido, não há sensação de vida. Um estado exagerado pode redundar em completa impotência. Pessoas muito jovens dão a impressão de terem a resignação de um velho ou velha repleto de azedume.
          “Quando nos aprofundamos em tal estado de ânimo sombrio, descobrimos que existe, subentendido nele, uma cobiça irresistível e desenfreada – de ser amado, de ser muito rico, de ter o parceiro certo, de ser o chefão, etc. Por trás dessa resignação melancólica, descobriremos frequentemente, na escuridão, um tema recorrente que torna as coisas muito difíceis (…). As pessoas oscilam entre a depressão resignada, por um lado, e a revelação de exigências tremendas, por outro.”
Impressionante, né? Que belo link ela fez entre a depressão e melancolia associadas a Saturno, com a exigência tremenda, a ambição e a cobiça consideráveis do que esse Planeta simboliza na Astroalogia. Show de bola!!!
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *